Eleições

Maragogi e Barra de Santo Antônio são os municípios da Região Norte com mais candidatos para prefeito

Cidades contam com quatro candidatos a prefeito cada

Por Maurício Silva 16/08/2024 14h02 - Atualizado em 16/08/2024 15h03
Maragogi e Barra de Santo Antônio são os municípios da Região Norte com mais candidatos para prefeito
Eleitores de Maragogi fizeram filas para a regularização eleitoral - Foto: Isac Silva / 7Segundos

Os municípios litorâneos de Maragogi e Barra de Santo Antônio são os que mais possuem candidatos ao cargo majoritário na Região Norte de Alagoas para as eleições 2024. As duas cidades contam com quatro candidatos a prefeito concorrendo no pleito desse ano.

Maragogi

Os quatro candidatos a prefeito de Maragogi são: Daniel Vasconcelos ‘Dani’ (Progressistas – PP), Marcos Madeira (MDB), Jairo Xavier (Republicanos) e Agenilson dos Santos Silva ‘Fio’ (PL). O atual prefeito de Maragogi Fernando Sérgio Lira Neto (PP) não vai poder concorrer este ano por conta que já está no segundo mandato consecutivo (o quarto da história). Ele apoia o candidato Daniel Vasconcelos.

A Capital da Costa dos Corais possui a maior população da região com 32.174 habitantes (Censo 2022)
. O município litorâneo conta também com o maior eleitorado da região, segundo o Tribunal Superior Eleitoral, são 25.168 eleitores aptos para votar no dia 6 de outubro desse ano. Maragogi tem também o maior Produto Interno Bruto (PIB) da Região Norte superando a marca de R$ 1 bilhão, o que leva a ser a 9ª economia do Estado.

Barra de Santo Antônio

Na Barra de Santo Antônio, os quatros candidatos são: a atual prefeita Lívia Carla Alves (Republicanos), a ex-prefeita Emanuella Moura (MDB), o atual vice-prefeito Cleber Malta (União Brasil) e o candidato Moacydes Caparica (Democracia Cristã).

A cidade turística da Barra de Santo Antônio conta com 16. 365 habitantes (Censo 2022). O eleitorado da cidade é semelhante ao número da população e segundo o TSE, são 15.387 eleitores aptos a votar nas eleições de 6 de outubro desse ano. O PIB do município é de R$ 262 milhões.

Três candidatos

As cidades que possuem três candidatos majoritários cada são: Porto de Pedras, Matriz de Camaragibe, Porto Calvo e Colônia Lepoldina. As demais cidades da Região Norte contarão com apenas dois candidatos cada, onde a disputa tende a ser mais acirrada em cada município.

Na cidade litorânea de Porto de Pedras os candidatos são: Allan de Jesus (MDB), Caio Borghetti (PP) e Fábio Santos (Solidariedade). Em Matriz de Camaragibe a disputa majoritária ficará entre: Fernando Cavalcante (MDB), Marcos Paulo ‘Marquinhos’ (PP) e Mário Galdino (PT). Na histórica Porto Calvo os candidatos são: Eronita Sposito (MDB), Jefferson Rodrigues (PL) e Klevinho Siqueira (PP). Em Colônia Lepoldina, os candidatos registrados são: Dona Lala (PDT), Gilberto Sobreira (MDB) e Dr Davi (PL).

Dois candidatos:

As cidades com dois candidatos ao cargo de prefeito são: Japaratinga, São Miguel dos Milagres, Passo de Camaragibe, São Luís do Quitunde, Jacuípe, Jundiá, Campestre e Novo Lino.

Na litorânea Japaratinga os candidatos são: José Severino da Silva ‘Déo’ (MDB) e Maria Loureiro (PSB). Em São Miguel dos Milagres a disputa se repetirá entre Jadson Lessa (MDB) e Bureco Ataíde (PSB). No Passo de Camaragibe os candidatos são: Ellisson Santos (Republicanos) e Lavínia da Vânia (MDB). Em São Luís do Quitunde, duas mulheres disputam o poder: Márcia Cavalcante (MDB) e Vicka Pacheco (PP).

Jacuípe conta com os candidatos Mayara de Carro Véio (MDB) e Kizote do Peixe (PP). Em Jundiá disputam: Jorge Galvão (MDB) e Beroaldo Rufino (PL). Em Campestre os candidatos são: Toré do Povo (PP) e Neto de Pino (MDB). Novo Lino repete a eleição passada com Marcela Gomes (MDB) e Dedé de Bacurau (PL).