Ufal e estudantes de Porto de Pedras lançam livros sobre saberes locais
Os livros foram criados em coautoria com pescadores e agricultores locais, que compartilharam conhecimentos transmitidos ao longo de gerações

No dia 13 de dezembro, às 16h, Porto de Pedras (AL) será palco do lançamento de dois livros que celebram os saberes tradicionais da pesca artesanal e da agricultura familiar da APA Costa dos Corais. Fruto de uma parceria entre alunos da Educação de Jovens, Adultos e Idosos (EJAI) das escolas municipais Carlos Procópio e Luiz Cunha e a equipe do Programa de Pesquisa Ecológica de Longa Duração na Costa dos Corais Alagoas (Peld CCAL).
As obras representam um marco para a valorização do conhecimento popular da região e são resultado dos esforços institucionais de quase oito anos de pesquisa e de um edital da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) que garantiu que saberes tradicionais e científicos se encontrassem. “Essas belas publicações mostram à sociedade como o conhecimento se mostra nas comunidades e como nós pesquisadoras e pesquisadores temos a aprender com mestres da vida cotidiana”, reforça a coordenadora do Peld CCAL, Nidia Fabré.
Os livros foram criados em coautoria com pescadores e agricultores locais, que compartilharam conhecimentos transmitidos ao longo de gerações. Divididos em dois volumes, o livro da pesca reúne informações sobre os métodos de captura de espécies marinhas e estuarinas, incluindo mapas dos territórios de pesca e receitas tradicionais com pescado e mariscos. Já o livro da agricultura familiar aborda práticas de cultivo, manejo do solo e plantio, épocas de colheita e preparos culinários tradicionais com os frutos da terra.
Com páginas ricamente coloridas, ilustradas com cenários locais, as publicações foram cuidadosamente diagramadas pela editora Phillos e contam com o apoio financeiro da SBPC (Programa SBPC Vai à Escola), além de Fapeal, CNPq e Ufal, financiadoras de todo o projeto Peld CCAL.
O evento será uma oportunidade única para conhecer mais sobre a riqueza cultural de Porto de Pedras e prestigiar os estudantes-autores que, junto aos pesquisadores do Peld CCAL, resgataram e registraram os saberes tradicionais da região.
Serviço
Lançamento dos livros sobre saberes tradicionais
Data: 13 de dezembro de 2024
Horário: 16h
Local: Pousada Reserva Tatuamunha – Porto de Pedras, A
Últimas notícias

Homem é preso por porte ilegal de arma de fogo em Santana do Ipanema

Gambá invade quadra durante semifinal entre Osasco e Barueri pelo Paulista de Vôlei

Casa abandonada pega fogo no bairro Alto do Cruzeiro, em Arapiraca

Aeroporto de Maceió bate recorde histórico de passageiros no Nordeste

Homem é preso em Cacimbinhas após agredir companheira com golpe de facão
![[Vídeo] Ônibus de estudantes colide com duas motos em Arapiraca e deixa dois feridos](https://img.7segundos.com.br/bOfwPh4b32WPEjiWgx_R-4GpHeE=/100x80/smart/s3.7segundos.com.br/uploads/imagens/whatsapp-image-2025-10-04-at-081643.jpeg)
[Vídeo] Ônibus de estudantes colide com duas motos em Arapiraca e deixa dois feridos
Vídeos e noticias mais lidas

Homem confessa que matou mulher a facadas em Arapiraca e diz ela passou o dia 'fazendo raiva'

Empresário arapiraquense líder de esquema bilionário perseguia juízes e autoridades, diz ex-mulher

Quem era 'Papudo': líder de facção de altíssima periculosidade morto confronto em Arapiraca

Alvim critica 'Democracia em Vertigem': "Ficção da esquerda"
