Governo lança guia para uso seguro de telas por crianças e adolescentes
Lançamento do guia acontece pouco depois da sanção da lei que restringe o uso de celulares em escolas durante as aulas

O governo federal lança, nesta terça-feira (11), um guia oficial com orientações para o uso consciente de dispositivos eletrônicos, como smartphones e tablets. O documento foi elaborado para apoiar famílias, cuidadores e educadores na adoção de práticas saudáveis no ambiente digital, além de servir como referência para a formulação de políticas públicas nas áreas de saúde, educação, assistência social e proteção infantil.
Além de fornecer recomendações, o guia alerta sobre os riscos associados ao uso excessivo de telas, que podem ir desde impactos na saúde mental e física até a exposição a conteúdos violentos e vulnerabilidade a crimes cibernéticos. O objetivo é oferecer diretrizes que considerem não apenas o tempo de exposição, mas também a qualidade e finalidade do uso das tecnologias digitais.
O material destaca que um dos fatores que impulsionam o uso precoce e prolongado de dispositivos eletrônicos entre crianças e adolescentes é o comportamento dos adultos, que servem como modelo e referência para os mais jovens. O guia incentiva pais e responsáveis a adotarem hábitos equilibrados no uso da tecnologia, reforçando a importância do exemplo na formação digital das crianças.
Celulares em escolas
O lançamento do guia acontece pouco depois da sanção da Lei nº 14.740/2024, que restringe o uso de celulares em escolas durante as aulas, recreios e intervalos. A nova legislação busca minimizar distrações e melhorar a qualidade do ensino. O documento do governo complementa essa medida ao oferecer orientações práticas para que escolas e famílias adotem um uso mais consciente das telas no cotidiano escolar e doméstico.
Colaboração de especialistas
O material foi desenvolvido com apoio de especialistas, organizações da sociedade civil e representantes do sistema de justiça, além da UNESCO e do Instituto Veredas. Também contou com um amplo processo de escuta qualificada promovido pelo Instituto Alana, em parceria com a Embaixada Britânica no Brasil.
Participaram dessa consulta jovens de 43 municípios, de todas as regiões do país, incluindo alunos de escolas públicas e privadas, tanto em áreas urbanas quanto rurais. A iniciativa garantiu que diferentes realidades fossem consideradas na construção do guia.
Últimas notícias

Prefeitura de São Miguel dos Milagres anuncia triagem para cirurgias de catarata

Prefeita Márcia Cavalcante comanda grande Festa das Crianças em São Luís do Quitunde

Drink de R$ 655 em restaurante nos EUA faz sucesso por causa de ingrediente inusitado: lagosta inteira

Gol é condenada a indenizar mãe de criança autista em Alagoas
Motoristas são feitos reféns e têm carga roubada em Delmiro Gouveia

Famoso calendário de bombeiros australianos é lançado com pegada animal
Vídeos e noticias mais lidas

Guilherme Lopes dispara contra Beltrão: 'Penedo não deve nada a você'

Empresário arapiraquense líder de esquema bilionário perseguia juízes e autoridades, diz ex-mulher

Quem era 'Papudo': líder de facção de altíssima periculosidade morto confronto em Arapiraca

Policiais militares são presos por extorsão na parte alta de Maceió
