Governo lança guia para uso seguro de telas por crianças e adolescentes
Lançamento do guia acontece pouco depois da sanção da lei que restringe o uso de celulares em escolas durante as aulas
O governo federal lança, nesta terça-feira (11), um guia oficial com orientações para o uso consciente de dispositivos eletrônicos, como smartphones e tablets. O documento foi elaborado para apoiar famílias, cuidadores e educadores na adoção de práticas saudáveis no ambiente digital, além de servir como referência para a formulação de políticas públicas nas áreas de saúde, educação, assistência social e proteção infantil.
Além de fornecer recomendações, o guia alerta sobre os riscos associados ao uso excessivo de telas, que podem ir desde impactos na saúde mental e física até a exposição a conteúdos violentos e vulnerabilidade a crimes cibernéticos. O objetivo é oferecer diretrizes que considerem não apenas o tempo de exposição, mas também a qualidade e finalidade do uso das tecnologias digitais.
O material destaca que um dos fatores que impulsionam o uso precoce e prolongado de dispositivos eletrônicos entre crianças e adolescentes é o comportamento dos adultos, que servem como modelo e referência para os mais jovens. O guia incentiva pais e responsáveis a adotarem hábitos equilibrados no uso da tecnologia, reforçando a importância do exemplo na formação digital das crianças.
Celulares em escolas
O lançamento do guia acontece pouco depois da sanção da Lei nº 14.740/2024, que restringe o uso de celulares em escolas durante as aulas, recreios e intervalos. A nova legislação busca minimizar distrações e melhorar a qualidade do ensino. O documento do governo complementa essa medida ao oferecer orientações práticas para que escolas e famílias adotem um uso mais consciente das telas no cotidiano escolar e doméstico.
Colaboração de especialistas
O material foi desenvolvido com apoio de especialistas, organizações da sociedade civil e representantes do sistema de justiça, além da UNESCO e do Instituto Veredas. Também contou com um amplo processo de escuta qualificada promovido pelo Instituto Alana, em parceria com a Embaixada Britânica no Brasil.
Participaram dessa consulta jovens de 43 municípios, de todas as regiões do país, incluindo alunos de escolas públicas e privadas, tanto em áreas urbanas quanto rurais. A iniciativa garantiu que diferentes realidades fossem consideradas na construção do guia.
Últimas notícias
Mansão inusitada em torre com relógio em Nova York é finalmente vendida; valor é mantido em segredo
Incêndio na noite do Halloween mata família de cinco pessoas nos EUA
Fórum on-line reúne 110 mil amantes de bonecas hiper-realistas: 20% são casados
Mulher abraça seu bebê prematuro em 'despedida', mas acaba surpreendida pelo desfecho
Radialista Paulinho Guedes se recupera após AVC isquêmico em Maceió
Mulher passa mal e morre após descobrir a morte da amiga em acidente na rodovia AL-145, em Mata Grande
Vídeos e noticias mais lidas
Tragédia em Arapiraca: duas mulheres morrem em acidente no bairro Planalto
Militares lotados no 14º Batalhão de Joaquim Gomes prendem homem suspeito de estrupo de vulnerável
[Vídeo] Comoção marca velório de primas mortas em acidente de moto em Arapiraca: 'perda sem dimensão'
Vídeo mostra momentos antes do acidente que matou duas jovens em Arapiraca; garupa quase cai
