Prefeitura cria Parque Ecológico de Japaratinga
Área de proteção terá propósitos culturais, paisagístico e de turismo

O prefeito José Severino da Silva ‘Déo’ (MDB) sancionou a lei nº 715/2024 que dispõe sobre a criação do Parque Ecológico de Japaratinga. A lei, que foi aprovada pela Câmara Municipal, foi publicada na edição desta quinta-feira (20) do Diário Oficial dos Municípios (DOM).
Com a publicação no Diário Oficial, fica criado o Parque Municipal de Japaratinga, área de proteção ambiental permanente, com propósitos culturais, paisagístico e de turismo, definido como unidade de preservação e alternativa de lazer à comunidade. De acordo com a gestão municipal, o Parque Municipal de Japaratinga será implantado em Parte do antigo loteamento Praia de Japaratinga, nas proximidades da Praia do Salgado.
Segundo a prefeitura, o projeto executivo de instalação do Parque Municipal de Japaratinga será discutido junto ao Legislativo, Secretária de Obras e Executivo do Município, além de pessoas físicas e jurídicas, cujo interesse ou ramo de atividade sejam afetas ao meio ambiente, ao turismo e à educação, assim como as associações de moradores.
Para a implantação da área de proteção ambiental do Parque Municipal de Japaratinga o Município poderá contar com a participação operacional e financeira de órgão públicos ou privados, em parcerias estabelecidas por meio de convênios, visando alcançar os objetivos principais de instalação e manutenção da unidade.
Pela lei, fica o chefe do Executivo Municipal autorizado a firmar convênio de cooperação mútua que permita assim adotar medidas de interesses comuns na implantação da unidade de preservação ambiental, bem como a definição das regras de ocupação e manejo da área.
As normas operacionais e complementares, referentes ao Parque Municipal de Japaratinga serão definidas em regulamento próprio, aprovado por Decreto do Executivo. Por meio de Contrato de Gestão a administração do Parque Municipal de Japaratinga, poderá ser confiada a uma Organização Não Governamental, com sede na cidade de Japaratinga cujo objeto fim seja de preservação ambiental e que seguirá, nas suas atividades, diretrizes estabelecidas por órgão ambiental do Município.
O município de Japaratinga consignará no orçamento anual dotações específicas para fazer face as despesas de instalação e manutenção do Parque Municipal de Japaratinga. As operações decorrentes Lei nº 715/2024, ou firmadas com o propósito da sua efetivação, estarão isentas de tributos que forem de competência do Município.
Veja também
Últimas notícias

Secretaria de Saúde de Penedo orienta usuários do PSF sobre prevenção à hipertensão

Penedenses são destaque na etapa do campeonato alagoano de Águas Abertas no rio São Francisco

ASA integra comissão nacional de clubes da CBF

Arapiraca e Maceió recebem equipes volantes do Hemoal para coletas externas de sangue nesta terça

Hospital do Agreste abre inscrições para curso Humanização em gestão da qualidade e segurança do paciente

Cena inusitada: Homem tenta fugir de blitz e se esconde em motel, em Arapiraca
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
