Tempo

Inmet emite dois alertas de chuvas e inclui 51 municípios de Alagoas

Avisos são amarelo e laranja

Por Maurício Silva 27/06/2025 14h02 - Atualizado em 27/06/2025 14h02
Inmet emite dois alertas de chuvas e inclui 51 municípios de Alagoas
Alertas incluem metade dos municípios alagoanos - Foto: Reprodução

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu dois alertas de chuvas para Alagoas totalizando 51 municípios. O aviso de nível amarelo — que indica perigo potencial — inclui 51 cidades e o alerta laranja – perigo – engloba 26 municípios. O alerta amarelo inicia às 15h desta sexta-feira (27) e é válido até às 10h do sábado (28) e o laranja inicia às 20h de hoje e vale até às 8h de amanhã.

De acordo com o instituto, o volume de chuva no alerta laranja (perigo) varia entre 30 a 60 milímetros por hora, podendo chegar a até 50 a 100 milímetros ao longo do dia. No aviso laranja, há risco de alagamentos, deslizamentos de encostas, transbordamentos de rios, em cidades com tais áreas de risco.

No alerta amarelo (potencial perigo), o volume de chuva previsto varia entre 20 e 30 milímetros por hora, podendo chegar a até 50 milímetros ao longo do dia. Apesar do risco ser considerado baixo, o alerta aponta possibilidade de alagamentos pontuais e pequenos deslizamentos em áreas com maior vulnerabilidade.

Conforme informou dos 26 municípios incluídos no alerta laranja, 13 fazem parte da Região Norte de Alagoas, que são: Maragogi, Japaratinga, Porto de Pedras, São Miguel dos Milagres, Passo de Camaragibe, Barra de Santo Antônio, São Luís do Quitunde, Matriz de Camaragibe, Porto Calvo, Jacuípe, Jundiá, Campestre e Novo Lino.

Os outros municípios no alerta laranja são: Maceió, Barra de São Miguel, Coqueiro Seco, Flexeiras, Joaquim Gomes, Marechal Deodoro, Messias, Paripueira, Pilar, Rio Largo, Roteiro, Santa Luiza do Norte, e Satuba.

Confira instruções emitidas:


Evite enfrentar o mau tempo;

Observe alteração nas encostas;

Se possível, desligue aparelhos elétricos e quadro geral de energia;

Em caso de situação de inundação, ou similar, proteja seus pertences da água envoltos em sacos plásticos;

Obtenha mais informações junto à Defesa Civil (telefone 199) e ao Corpo de Bombeiros (telefone 193).

Confira lista das cidades que fazem parte do alerta amarelo:

Anadia

Atalaia

Barra de Santo Antônio

Barra de São Miguel

Boca da Mata

Branquinha

Cajueiro

Campestre

Campo Alegre

Capela

Colônia Leopoldina

Coqueiro Seco

Coruripe

Feliz Deserto

Flexeiras

Ibateguara

Igreja Nova

Jacuípe

Japaratinga

Jequiá da Praia

Joaquim Gomes

Jundiá

Junqueiro

Limoeiro de Anadia

Maceió

Maragogi

Marechal Deodoro

Maribondo

Matriz de Camaragibe

Messias

Murici

Novo Lino

Paripueira

Passo de Camaragibe

Penedo

Piaçabuçu

Pilar

Pindoba

Porto Calvo

Porto de Pedras

Porto Real do Colégio

Rio Largo

Roteiro

Santa Luzia do Norte

São Luís do Quitunde

São Miguel dos Campos

São Miguel dos Milagres

São Sebastião

Satuba

Teotônio Vilela

União dos Palmares