Detran Alagoas disponibiliza mais de 3.500 vagas para CNH do Trabalhador
Saiba todas as informações para se inscrever no programa gratuito de formação e primeira habilitação de condutores

Estão abertas as inscrições para a primeira edição do programa CNH do Trabalhador. Os interessados podem se inscrever pelo site do Departamento Estadual de Trânsito de Alagoas (Detran/AL) a partir desta terça-feira, 1º de julho, até o dia 31 de julho, por meio desse link (clique aqui).
No total, estão sendo disponibilizadas 3.505 vagas, distribuídas proporcionalmente entre os 102 municípios de Alagoas. O Governo de Alagoas, por meio do Detran, custeará gratuitamente a formação de condutores e a primeira Carteira Nacional de Habilitação (CNH) para pessoas inscritas no CadÚnico Alagoas. Os candidatos poderão escolher entre as categorias A (motocicleta) ou B (automóvel).
O Detran Alagoas reforça que as informações oficiais sobre o programa estão disponíveis no site do órgão e no Instagram @detranalagoas.
O que é o programa CNH do Trabalhador?
É uma iniciativa do Governo de Alagoas, por meio do Detran, que proporciona a formação de condutores e a emissão da 1ª CNH, gratuitamente, aos cidadãos que desejam obter sua primeira Carteira Nacional de Habilitação nas categorias A (motocicleta) ou B (automóvel). O programa é destinado exclusivamente aos inscritos no CadÚnico Alagoas.
Quantas vagas estão disponíveis?
São 3.505 vagas nesta primeira edição, distribuídas proporcionalmente entre os 102 municípios alagoanos.
Quem pode se inscrever?
Podem se inscrever pessoas que estejam cadastradas no CadÚnico Alagoas até 31 de dezembro de 2024, com mais de 18 anos de idade, ensino fundamental completo, domicílio em Alagoas, e que possuam CPF e documento oficial com foto. O candidato não pode ser habilitado, nem ter processo de habilitação em aberto, pois o programa é direcionado para quem irá emitir a primeira CNH e não iniciou o processo.
Qual o período de inscrição?
As inscrições podem ser realizadas de 1º de julho a 31 de julho, pelo site do Detran, no link: https://www.detran.al.gov.br/h... me inscrever, isso garante minha vaga?
Não. A inscrição garante sua participação na segunda etapa, que é o processo de seleção. Após o período de inscrição, será feita a seleção dos candidatos seguindo os critérios definidos pelo Decreto Estadual nº 102.831 e pela Portaria do Detran nº 1.206/2025. A divulgação da lista dos aprovados será feita a partir do mês de agosto, quando os selecionados deverão dar entrada no serviço de primeira habilitação.
Como será feita a seleção?
A seleção é feita por ordem cronológica de inscrição, respeitando o número de vagas de cada município. Em caso de empate, serão considerados os seguintes critérios: data mais antiga do CadÚnico-AL e maior idade.
Como sei se fui selecionado?
A lista de classificados será publicada no site do Detran e no Diário Oficial do Estado de Alagoas, no mês de agosto. O candidato deverá consultar seu nome, número de inscrição e a data permitida para abertura do serviço.
Já tenho CNH, posso participar do programa?
Não, o programa é exclusivo para os interessados em emitir a primeira CNH.
Posso escolher as categorias A e B?
Os candidatos devem escolher uma das categorias: A (motocicleta) ou B (automóvel), não sendo permitido emitir as duas categorias juntas.
O que o programa vai custear?
O programa custeará todas as taxas do Detran Alagoas, os exames clínico e psicológico, e as aulas teóricas e práticas nos CFCs (autoescolas).
Veja também
Últimas notícias

Alckmin destaca avanços com os EUA após conversa entre Lula e Trump

Kel Ferreti chora em vídeo após anúncio de nova denúncia no Fantástico: ‘Que Deus me proteja’

Prefeitura de Maceió participa da abertura da Maratona de Inovação da Nasa

Motociclista fica ferido após acidente em frente ao Fórum de Campo Alegre

HGE inicia o fim de semana realizando captação de dois rins e um fígado para transplante

Homem é assassinado com golpes de facão em São Sebastião
Vídeos e noticias mais lidas

Homem confessa que matou mulher a facadas em Arapiraca e diz ela passou o dia 'fazendo raiva'

Empresário arapiraquense líder de esquema bilionário perseguia juízes e autoridades, diz ex-mulher

Quem era 'Papudo': líder de facção de altíssima periculosidade morto confronto em Arapiraca

Alvim critica 'Democracia em Vertigem': "Ficção da esquerda"
