CNH Baixa Renda do Detran já beneficiou mais de 7 mil alagoanos
Programa social beneficia usuários do CadÚnico com a isenção da taxa do Detran no processo de 1ª habilitação

Para facilitar a realização do sonho da 1ª Carteira Nacional de Habilitação, o Departamento Estadual de Trânsito de Alagoas (Detran) disponibiliza a CNH Baixa Renda para os usuários que estejam inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico). Em vigor desde abril de 2024, a CNH Baixa Renda já beneficiou 7.076 pessoas com a isenção da taxa do Detran. O número representa 32,94%, do total de procedimentos de primeira habilitação abertos entre abril e dezembro do ano passado.
Os usuários que optam pela CNH Baixa Renda podem solicitar a 1ª habilitação nas categorias A, B, AB, Autorização para Conduzir Ciclomotores (ACC) ou ACC+B e terão o benefício da isenção da taxa do Detran, que pode chegar até R$ 428,75 para os candidatos que tiverem interesse em duas categorias (AB). A isenção corresponde aos serviços de captura de imagem e biometria, controle de frequência digital, um (01) exame teórico, um exame prático para cada categoria pretendida, postagem e pré-postagem.
“Os usuários podem solicitar o benefício por meio do site do Detran, clicando no serviço de 1ª habilitação. Após selecionar a opção CNH Baixa Renda, o benefício será liberado depois que a pessoa digitar o CPF e o sistema identificar que ele faz parte do CadÚnico. Além disso, o candidato deverá ser penalmente imputável, saber ler e escrever e possuir carteira de identidade, assim como todos os candidatos à CNH. Nos casos em que o RG não tenha sido emitido pela Secretaria de Estado da Segurança Pública de Alagoas (SSP/AL), o usuário deverá buscar atendimento presencial nos postos de atendimento do Detran”, orientou Wilton Pereira, chefe de Controle de Condutores do Detran Alagoas.
Após a abertura do serviço, o candidato deverá primeiro pagar a guia da clínica, agendar e realizar os exames clínico e psicológico, realizar curso teórico de formação em um Centro de Formação de Condutores (CFC) credenciado (a lista dos CFCs pode ser conferida clicando aqui), agendar e realizar a prova teórica, realizar curso prático, e agendar e realizar a prova prática de direção veicular.
Marco Fireman, diretor-presidente do Detran, destaca que o Governo de Alagoas tem desenvolvido diversos programas sociais pensando em toda a população alagoana. Para os condutores e proprietários de veículos, além da CNH Baixa Renda, também foram dadas a isenção do IPVA para motocicletas de até 175 cilindradas e motoristas por aplicativo, por meio do programa Correria, e a redução de 50% no licenciamento e em outras três taxas do Detran para mototaxistas e motofretistas.
“Essa é mais uma ação social pensada para beneficiar a população alagoana, especialmente os usuários de baixa renda. Reduzimos o custo da CNH ao isentar a taxa cobrada pelo Detran para ajudar na realização desse sonho, que, muitas vezes, representa uma chance de entrar no mercado de trabalho”, afirmou o diretor-presidente Marco Fireman.
Últimas notícias

Mulheres flagram homem se masturbando em plena luz do dia em Palmeira dos Índios

Homem é preso suspeito de praticar abuso sexual contra a própria enteada com transtorno mental, em Pariconha

Coro Ângelus realiza concerto musical de quaresma no próximo sábado (12) em Maceió

Consórcio Nordeste: Paulo Dantas defende limite para pagamento anual de precatórios no Regime Geral

Fabio Costa vota por cassação de Glauber Braga que agrediu manifestante dentro da Câmara

Investimentos em obras de saneamento básico avançam em Penedo
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
