Política

Governo adia entrega de estudos para concessão do Aeroporto de Maragogi

Prazo para entrega de estudos de viabilidade da PPP foi prorrogado até outubro

Por Felipe Ferreira 28/07/2025 12h12 - Atualizado em 28/07/2025 12h12
Governo adia entrega de estudos para concessão do Aeroporto de Maragogi
Ilustração do Aeroporto de Maragogi - Foto: Governo de Alagoas

A concessão do Aeroporto Costa dos Corais, em Maragogi, sofreu um atraso. A Comissão Especial de Licitação prorrogou para outubro o prazo para apresentação dos estudos de viabilidade que embasarão o projeto de Parceria Público-Privada (PPP). A informação foi publicada no Diário Oficial do Estado de Alagoas desta segunda-feira (28).

A entrega dos estudos — que devem abordar aspectos técnicos, econômicos, jurídicos e ambientais — estava prevista para o final de setembro. Com a prorrogação, o novo prazo limite passou a ser o dia 27 de outubro de 2025. Uma empresa e três consórcios disputam a gestão do empreendimento.

A justificativa para o adiamento não foi detalhada no documento, mas a resolução cita dispositivos legais que autorizam a extensão do prazo.

Ao 7Segundos, a Secretaria de Governo de Alagoas (Segov) esclareceu que a medida pretende assegurar a qualidade e a consistência dos estudos com maior aprofundamento das análises, considerando o volume e complexidade da análise da documentação técnica do projeto.

O Aeroporto Costa dos Corais é considerado estratégico para o fortalecimento da malha aeroviária regional e, sobretudo, para o turismo do Litoral Norte. Maragogi é o principal destino turístico do estado fora da capital, e empresários do setor veem no terminal uma oportunidade de atrair voos diretos e dinamizar a economia local.

Após a entrega dos estudos, o material será analisado pelo Conselho Gestor de Parcerias Público-Privadas do Estado, que poderá aprovar ou solicitar ajustes antes de autorizar a licitação.

Aeroporto será entregue em 2026


O Aeroporto Costa dos Corais tem previsão de entrega para o início de 2026 e conta com uma área total de 340 hectares. O equipamento receberá voos nacionais e internacionais já a partir do próximo ano.

A obra do Aeroporto Costa dos Corais teve início em 2021 e deveria ter sido concluída em dois anos. Os trabalhos chegaram a ser paralisados e retomados no final de 2024.

Veja a nota da Segov na íntegra
:

A Secretaria de Governo de Alagoas (Segov) informa que estendeu o prazo final de apresentação dos resultados dos estudos para as empresas autorizadas no Procedimento de Manifestação de Interesse (PMI) do Aeroporto Costa dos Corais, em Maragogi.

De acordo com a Comissão Especial de Concessão, a decisão, publicada no Diário Oficial do Estado nesta segunda-feira (28), tem respaldo no Edital PMI 01/2025, publicado em maio, e visa assegurar a qualidade e a consistência dos estudos com maior aprofundamento das análises, especialmente considerando o volume e complexidade da análise da documentação técnica do projeto.

Portanto, o prazo para entrega dos estudos técnicos, previsto inicialmente para o final de setembro, passa a ser 27 de outubro deste ano: 120 dias corridos contados a partir da publicação das respectivas autorizações no Diário Oficial do Estado.