Meio ambiente

[Vídeo] Mais uma tartaruga marinha é encontrada ferida no litoral norte de Alagoas

É a terceira tartaruga a ser regatada no litoral de Alagoas em um intervalo de 12 dias

Por Wanessa Santos 01/08/2025 11h11 - Atualizado em 01/08/2025 12h12
[Vídeo] Mais uma tartaruga marinha é encontrada ferida no litoral norte de Alagoas
Tartaruga-verde (Chelonia mydas) - Foto: Instituto Biota de Conservação

O Instituto Biota de Conservação informou que mais uma tartaruga foi localizada ferida no litoral alagoano nesta sexta-feira (1º). O animal, uma tartaruga-verde (Chelonia mydas), foi visto por banhistas em uma área rasa do mar, na Praia do Patacho, em Porto de Pedras, no Litoral Norte de Alagoas. Um vídeo registrado no local mostra a tartaruga com um ferimento visível na cabeça.

De acordo com o Biota, a equipe de resgate já está a caminho para prestar atendimento e encaminhar o animal para reabilitação. Ainda não há informações sobre as circunstâncias do ferimento, mas a suspeita inicial pode ter sido de interação humana, hipótese levantada em outros casos recentes.

O resgate desta sexta-feira ocorre em um intervalo curto de tempo em que outras tartarugas marinhas já foram socorridas no estado. No último dia 20 de julho, uma tartaruga-verde foi resgatada na praia de Ipioca, em Maceió, também com trauma craniano grave, possivelmente causado por colisão com embarcação ou agressão direta. Já na última terça-feira (29), um animal jovem da espécie Eretmochelys imbricata (conhecida como tartaruga-de-pente) foi encontrado encalhado na Barra de São Miguel, no Litoral Sul, e levado para cuidados no Centro de Reabilitação do Biota.

As tartarugas marinhas são espécies ameaçadas de extinção e protegidas por lei. O Biota reforça a importância da colaboração da população para acionar imediatamente a instituição em casos de encalhe ou avistamento de animais feridos.