Milton Nascimento é diagnosticado com demência por corpos de Lewy, revela filho a revista
Cantor de 82 anos já havia recebido diagnóstico de Parkinson
O cantor Milton Nascimento, de 82 anos, foi diagnosticado com demência por corpos de Lewy (DCL), um dos tipos mais comuns da doença.
A revelação foi feita pelo filho e empresário do artista, Augusto Nascimento, em entrevista publicada nesta quinta-feira (2) pela revista Piauí, e confirmado pelo g1. Os familiares afirmaram que essa será a única comunicação à imprensa sobre o assunto.
Segundo Augusto, os primeiros sinais apareceram neste ano, quando percebeu lapsos de memória, olhar fixo e repetição de histórias pelo pai, além de alterações de apetite. O quadro levantou preocupação, levando a consultas médicas e a uma bateria de exames realizados em abril.
A demência por corpos de Lewy é causada pelo acúmulo anormal de proteínas chamadas alfa-sinucleínas no cérebro, afetando funções cognitivas, motoras e comportamentais.
O clínico geral Weverton Siqueira, que acompanha Milton há dez anos, relatou ter se assustado com a piora cognitiva e solicitou novos testes.
Pouco depois, veio a confirmação do quadro de DCL, condição que combina sintomas semelhantes ao Alzheimer e a distúrbios motores associados ao Parkinson, doença que o cantor havia sido diagnosticado anteriormente.
Antes da conclusão médica, pai e filho decidiram realizar uma viagem de motorhome pelos Estados Unidos, passando por estados como Arizona, Utah, Idaho, Wyoming e Montana.
“Quando vi que meu pai apresentava uma piora no quadro cognitivo, perguntei ao médico se seria uma loucura fazer uma viagem de motorhome com ele. Ele disse que, se fosse, era agora”, contou Augusto à revista.
Milton Nascimento se aposentou dos palcos em 2022, após a turnê A Última Sessão de Música, mas continuou ativo em participações musicais e foi homenageado em 2025 pela Portela, no carnaval do Rio, com o enredo Cantar será buscar o caminho que vai dar no sol.
Veja também
Últimas notícias
Exportação de barbatana do tubarão-azul é proibida no Brasil
Governo zera tarifa de importação de 191 bens de capital e informática
STF derruba decisão de Mendonça que prorrogou da CPMI do INSS
Escolas tem até sexta-feira (27) para confirmar participação nos Jogos Estudantis de Alagoas
Paulo Dantas entrega sementes e pavimentação urbana em Dois Riachos
Cibele Moura critica retirada de food trucks da Pajuçara e cobra alternativa viável para trabalhadores
Vídeos e noticias mais lidas
Mistério em Arapiraca: saiba quem era o empresário morto a tiros em condomínio
Carlinhos Maia é condenado a pagar R$ 200 mil por piada sobre má-formação óssea
Cunhado de vereador é encontrado morto a tiros dentro de condomínio em Arapiraca
Subcomandante de unidade da PM de AL é denunciado por agredir a esposa, também policial militar
