Música

Milton Nascimento anuncia turnê de despedida dos palcos

'A Última Sessão de Música' terá 17 apresentações em 5 países, entre junho e novembro de 2022; veja como comprar ingressos

Por R7 16/05/2022 17h05
Milton Nascimento anuncia turnê de despedida dos palcos
Milton Nascimento anuncia turnê de despedida dos palcos - Foto: Reprodução

Prestes a completar 80 anos, Milton Nascimento anunciou, neste domingo (15), a aposentadoria dos palcos. A turnê A Última Sessão de Música terá 17 apresentações em cinco países. O show final será realizado no estádio Mineirão, na região da Pampulha, em Belo Horizonte, no dia 13 de novembro.

O concerto de abertura está marcado para o dia 11 de junho, na Cidade das Artes, no Rio de Janeiro. O evento será fechado para convidados e outras 400 pessoas que comprarem uma NFT – arte digital criptografada – com o desenho de montanhas mineiras feito por Milton e que estampou a capa do álbum Geraes, de 1976.

No vídeo de anúncio da turnê, Milton Nascimento, também conhecido como Bituca, conta que este não será o fim de sua carreira, que completa 60 anos. "Só dos palcos mesmo. Da música, jamais", disse ele sobre a aposentadoria.

Na gravação, o artista também destaca a importância de Minas Gerais na sua história. "Me considero o mais mineiro de todos os cariocas. Digo isso porque foi em Minas Gerais que tive o maior encontro da minha vida. O encontro com a música. Diante das montanhas de Minas, compus as minhas primeiras canções. Muitas delas feitas em parceria com grandes amigos. E nunca mais parei."

O artista também cita o disco Clube da Esquina, feito em parceria com amigos que conheceu durante o tempo em que morou em Belo Horizonte. O cinquentenário do álbum, celebrado em março deste ano.

"Em seis décadas, a música me levou aos quatro cantos do mundo. Nesse caminho, encontrei gigantes como Tom Jobim, Elis Regina, Agostinho dos Santos, Quincy Jones e Eumir Deodato", diz ele sobre alguns dos músicos com quem já trabalhou. A lista continua com nomes internacionais como Herbie Hancock, Wayne Shorter, Mercedes Sosa, Pat Metheny, James Cat Stevens, Bjork, Duran Duran e Paul Simon.

Em 60 anos de carreira, Bituca lançou 42 discos. Ele recebeu nove indicações ao Grammy, uma das principais premiações musicais do mundo, e levou cinco troféus para casa.