Japaratinga é reconhecida pela ONU e integra celebração dos 80 anos da instituição no Brasil
Ação ocorreu na Praia do Salgado
No mês de outubro, a Organização das Nações Unidas (ONU) celebra 80 anos de atuação no Brasil. Como parte das comemorações, a instituição lançou um chamamento público para que prefeituras de todo o país apresentassem projetos e iniciativas voltadas ao desenvolvimento sustentável e à educação ambiental. Entre os municípios selecionados para fazer parte dessa celebração está Japaratinga, que se destacou por meio de ações inovadoras conduzidas pela Secretaria de Turismo, em parceria com a Secretaria de Educação.
O reconhecimento veio em virtude de projetos e legislações que fortalecem o compromisso ambiental do município. Em 2025, foi aprovado o Projeto de Lei que transforma a Praia do Salgado em Rota Ecológica, reforçando a importância da preservação e do turismo sustentável na região.

Além disso, a Prefeitura de Japaratinga também criou o Projeto de Lei que institui a disciplina de Turismo e Educação Ambiental como obrigatória nas escolas municipais. A iniciativa busca formar, desde cedo, cidadãos conscientes sobre os atrativos naturais locais e a importância da sua conservação.
Para celebrar a seleção e os 80 anos da ONU, a Prefeitura realizou uma ação de plantio de mudas de restinga e coleta de lixo, com a participação dos alunos do Ensino Fundamental II da Escola Municipal Antônio Buarque Bandeira. Durante o momento, foi reforçada a importância da trajetória da ONU e sua contribuição para o mundo, com direito a bolo e guaraná em comemoração à data.

O prefeito de Japaratinga, José Severino da Silva ‘Déo’ (MDB), destacou que é motivo de gratidão o reconhecimento do município. “Recebemos com muita alegria o reconhecimento da ONU. Esse resultado é fruto do compromisso da nossa gestão com o meio ambiente e com o futuro de Japaratinga. Criamos leis que garantem a preservação das nossas belezas naturais e reforçam o papel da educação como ferramenta de transformação”, destacou o gestor.

O secretário de Turismo, Jefferson Oliveira, também comemorou a conquista: “Fiquei muito feliz com o reconhecimento da ONU. O turismo de Japaratinga vem crescendo e tornar esse crescimento cada vez mais sustentável é a nossa responsabilidade. Essa é a direção que queremos seguir: um turismo que gera desenvolvimento, mas que também preserva o nosso maior patrimônio, que é a natureza”, frisou.
A coordenadora ambiental Rita, representando a Secretaria de Educação, destacou que a ação realizada na Praia do Salgado foi de grande importância e reforçou que a secretaria, por meio do Grupo de Trabalho de Educação Ambiental, segue firme desenvolvendo ações voltadas à preservação da natureza e à conscientização dos alunos.

O engenheiro ambiental Carlos Ludolf, da Secretaria de Turismo, também participou da atividade e acompanhou os estudantes durante a rota ecológica, explicando sobre a importância da restinga e da biodiversidade local.
As ações de Japaratinga serão destaque entre as iniciativas reconhecidas pela ONU Brasil, e suas fotos serão divulgadas durante a COP 30, evento que reunirá representantes de mais de 147 países.

Veja também
Últimas notícias
Acusados tentar explodir bomba em aeroporto se tornam réus no STF
Aprovado no Senado, PL da Dosimetria vai à sanção presidencial
Laudo da PF confirma que Bolsonaro usou solda para romper tornozeleira
Bolsonaro pede autorização para fazer fisioterapia na prisão
Rafael Brito realiza sonho de milhares de educadores e luta para transformar PIBID em lei
Incêndio em vegetação mobiliza Corpo de Bombeiros na Avenida Governador Afrânio Lages, em Maceió
Vídeos e noticias mais lidas
Família de Nádia Tamyres contesta versão da médica e diz que crime foi premeditado
Prefeito de Major Izidoro é acusado de entrar em fazenda e matar gado de primo do governador
Promotorias querem revogação da nomeação de cunhada do prefeito de União
Policial Militar é preso após invadir motel e executar enfermeiro em Arapiraca
