Japaratinga é reconhecida pela ONU e integra celebração dos 80 anos da instituição no Brasil
Ação ocorreu na Praia do Salgado
No mês de outubro, a Organização das Nações Unidas (ONU) celebra 80 anos de atuação no Brasil. Como parte das comemorações, a instituição lançou um chamamento público para que prefeituras de todo o país apresentassem projetos e iniciativas voltadas ao desenvolvimento sustentável e à educação ambiental. Entre os municípios selecionados para fazer parte dessa celebração está Japaratinga, que se destacou por meio de ações inovadoras conduzidas pela Secretaria de Turismo, em parceria com a Secretaria de Educação.
O reconhecimento veio em virtude de projetos e legislações que fortalecem o compromisso ambiental do município. Em 2025, foi aprovado o Projeto de Lei que transforma a Praia do Salgado em Rota Ecológica, reforçando a importância da preservação e do turismo sustentável na região.

Além disso, a Prefeitura de Japaratinga também criou o Projeto de Lei que institui a disciplina de Turismo e Educação Ambiental como obrigatória nas escolas municipais. A iniciativa busca formar, desde cedo, cidadãos conscientes sobre os atrativos naturais locais e a importância da sua conservação.
Para celebrar a seleção e os 80 anos da ONU, a Prefeitura realizou uma ação de plantio de mudas de restinga e coleta de lixo, com a participação dos alunos do Ensino Fundamental II da Escola Municipal Antônio Buarque Bandeira. Durante o momento, foi reforçada a importância da trajetória da ONU e sua contribuição para o mundo, com direito a bolo e guaraná em comemoração à data.

O prefeito de Japaratinga, José Severino da Silva ‘Déo’ (MDB), destacou que é motivo de gratidão o reconhecimento do município. “Recebemos com muita alegria o reconhecimento da ONU. Esse resultado é fruto do compromisso da nossa gestão com o meio ambiente e com o futuro de Japaratinga. Criamos leis que garantem a preservação das nossas belezas naturais e reforçam o papel da educação como ferramenta de transformação”, destacou o gestor.

O secretário de Turismo, Jefferson Oliveira, também comemorou a conquista: “Fiquei muito feliz com o reconhecimento da ONU. O turismo de Japaratinga vem crescendo e tornar esse crescimento cada vez mais sustentável é a nossa responsabilidade. Essa é a direção que queremos seguir: um turismo que gera desenvolvimento, mas que também preserva o nosso maior patrimônio, que é a natureza”, frisou.
A coordenadora ambiental Rita, representando a Secretaria de Educação, destacou que a ação realizada na Praia do Salgado foi de grande importância e reforçou que a secretaria, por meio do Grupo de Trabalho de Educação Ambiental, segue firme desenvolvendo ações voltadas à preservação da natureza e à conscientização dos alunos.

O engenheiro ambiental Carlos Ludolf, da Secretaria de Turismo, também participou da atividade e acompanhou os estudantes durante a rota ecológica, explicando sobre a importância da restinga e da biodiversidade local.
As ações de Japaratinga serão destaque entre as iniciativas reconhecidas pela ONU Brasil, e suas fotos serão divulgadas durante a COP 30, evento que reunirá representantes de mais de 147 países.

Veja também
Últimas notícias
Carlos diz que hospital perto não garante atendimento ágil a Bolsonaro
Governo Trump, no entanto, mantém acusação de narcotraficante
Moraes nega ida de Bolsonaro a hospital e exige laudo médico
EUA recuam em acusar Maduro de liderar suposto Cartel de Los Soles
Lutador de Muay Thai é preso suspeito de matar professor após discussão por dívida trabalhista
Jovem de 21 anos é assassinado a tiros na Vila Betel, em Rio Largo
Vídeos e noticias mais lidas
Policial Militar é preso após invadir motel e executar enfermeiro em Arapiraca
Alagoas registrou aumento no número de homicídios, aponta Governo Federal
Cobranças abusivas de ambulantes em praias de AL geram denúncias e revolta da população
Saiba o que a esposa do PM suspeito de matar enfermeiro disse em depoimento à polícia
