Infraestrutura

Governador em exercício Fábio Bittencourt visita obras do aeroporto de Maragogi

Com previsão de entrega para 2026, equipamento está com mais da metade da obra executada

Por 7Segundos, com Assessoria 05/12/2025 16h04
Governador em exercício Fábio Bittencourt visita obras do aeroporto de Maragogi
Obra já gerou quase 4 mil empregos diretos em suas diferentes fases - Foto: Assessoria

O governador em exercício de Alagoas, desembargador Fábio Bittencourt, visitou nesta sexta-feira (5) as obras do Aeroporto Costa dos Corais, em Maragogi. A estrutura, que é considerada estratégica e de grande relevância para o estado, está com mais da metade da obra concluída.

A visita foi acompanhada pelo secretário de Transporte de Desenvolvimento Urbano, Mosart Amaral, pelo presidente do Departamento de Estradas de Rodagem (DER), Iran Menezes, e do prefeito de Maragogi, Daniel Vasconcelos.

“Estou visitando mais uma obra grandiosa do governo Paulo Dantas. Eu estou, a cada dia que passa, ficando mais surpreso e boquiaberto com a grandiosidade, tanto desse aeroporto quanto do hospital que também está sendo construído em Palmeiras dos Índios. Não tenho dúvidas que esta obra vai trazer desenvolvimento e progresso para as regiões”, descreve Fábio Bittencourt.

Com previsão de conclusão para dezembro de 2026 e investimento de mais de R$ 379 milhões , o projeto beneficiará diretamente 13 municípios da Região Norte: Maragogi, Campestre, Colônia Leopoldina, Jacuípe, Japaratinga, Jundiá, Matriz de Camaragibe, Novo Lino, Passo de Camaragibe, Porto Calvo, Porto de Pedras, São Luís do Quitunde e São Miguel dos Milagres.

A obra já gerou 3.965 empregos diretos em suas diferentes fases. O secretário Mosart Amaral apresentou as áreas que já foram executadas, e explicou a complexidade da obra e a demanda de materiais exigidos. “São três camadas de solo, muitos quilômetros de áreas, mas podemos afirmar que a etapa mais difícil, que é a de terraplanagem, já está basicamente concluída. Estamos diante de uma obra complexa que segue a todo o vapor. Assim como ela, temos também a duplicação da AL 101 Norte, que vem avançando também”, explica Mosart.

Mesmo sem funcionar, o aeroporto já vem trazendo impactos positivos para a cidade de Maragogi. Segundo o engenheiro da obra, Augusto Rocha, já são 200 pessoas empregadas, com previsão de ampliar para mais 80, sem contar com os terceirizados.

O prefeito de Maragogi, Daniel Vasconcelos, ficou feliz com a visita e garantiu que será uma obra que mudará muita coisa na cidade, a começar pelos empregos gerados, que já movimenta a economia na cidade. “Essa obra vai ser muito importante para o desenvolvimento da nossa cidade, o turismo também, e sem falar da geração de emprego e renda para o nosso município. Isso aí vai trazer uma dimensão muito grande, principalmente pro turismo da região”, conta.

O aeroporto Costa dos Corais está sendo construído em um terreno de 3.445.953 m². Dividida em três partes, a obra contempla pista e pátio, terminal de passageiros e via de acesso. A expectativa inicial é de 10 a 15 voos semanais, impulsionando o turismo na Costa dos Corais.

O aeroporto incluirá um terminal de transporte de cargas, integrando a região à cadeia logística do Nordeste, e podendo atender ao Complexo Industrial Portuário de Suape, em Pernambuco.

A pista de pouso e decolagem possui 2.200 metros de comprimento por 45 metros de largura, dimensão que permite a operação de aeronaves de médio e grande portes, como o A320 ou B737-800 (utilizados em voos de longa duração). O pátio de estacionamento tem capacidade para duas aeronaves (além da pista de taxiamento).

Já o terminal foi projetado com mais de 1.000 m² para atender 80 passageiros/hora, e conta com dois gates para embarque e desembarque, quatro balcões de check-in e um aparelho de raios X para verificação de bagagens (com possibilidade de ampliação).

A obra conta ainda com guarita, edifício administrativo, heliponto, instalações de combate a incêndio sistemas eletrônicos e estacionamento para 35 carros e 10 ônibus/vans.