Cabo Bebeto aponta descaso na Sesau e revela racionamento de insulina
No pronunciamento na ALE, Cabo Bebeto detalhou que o CEAF estaria alternando a oferta das insulinas essenciais ao tratamento
Durante a sessão dessa quinta-feira (11) na Assembleia Legislativa de Alagoas, o deputado estadual Cabo Bebeto (PL) fez um pronunciamento revelando a recorrente falta de medicamentos destinados a pacientes com diabetes tipo 1 no Centro de Especialidades em Atenção Farmacêutica (CEAF), antiga Farmex. Segundo o parlamentar, usuários do serviço o procuraram relatando dificuldades constantes para obter insulinas de uso contínuo.
Cabo Bebeto explicou que o diabetes tipo 1 é uma condição em que o organismo não produz insulina, obrigando o paciente a utilizá-la diariamente para sobreviver.
No pronunciamento, Cabo Bebeto detalhou que o CEAF estaria alternando a oferta das insulinas essenciais ao tratamento e explicou que “esse paciente usa dois tipos de insulina: a de ação prolongada e a de ação rápida. O que o CEAF faz? Quando não faltam as duas, ele oferece só um tipo. Às vezes oferece só a de ação rápida e falta a de ação prolongada. Outras vezes oferece a de ação prolongada e falta a de ação rápida”.
Segundo os relatos recebidos pelo deputado, o problema não é pontual, mas repetitivo e afirmou ainda que, além das constantes faltas, o órgão estaria adotando um racionamento do medicamento.
O parlamentar destacou que o CEAF informou hoje que a insulina de ação prolongada está sendo liberada apenas para 15 dias e a insulina de ação rápida está em falta.
“O cidadão tem que ficar em casa torcendo, pedindo a Deus para que o governo compre mais medicamentos. Além da doença que já tem, as pessoas vivem ansiosas porque a qualquer momento o medicamento pode faltar”, reclamou o deputado.
Cabo Bebeto direcionou críticas ao secretário de Estado da Saúde, Gustavo Pontes, e ao governador Paulo Dantas, afirmando que ambos permitem a continuidade da situação. “Tenho absoluta certeza que não é falta de dinheiro, mas sim porque a SESAU, que é a pior pasta deste governo, despreza a saúde das pessoas que mais precisam”.
Últimas notícias
Avante oficializa Augusto Cury como candidato à Presidência
Assembleia Legislativa retoma sessões com foco nas eleições e Orçamento para 2027
Carga de café tomba de carreta e produtos são saqueados na rodovia BR-101
Ônibus com trabalhadores perde o controle e cai em canteiro na AL-115
Marido é preso por agredir e tentar esganar esposa no Clima Bom, em Maceió
Polícia Civil abre inquérito para investigar morte de motociclista em Penedo
Vídeos e noticias mais lidas
MP sugere caminhões frigoríficos para armazenar corpos de vítimas da Covid-19
Nova lei reorganiza efetivo da PM de Alagoas; entenda o que muda
Comandante da PM emociona em homenagem a coronel que morreu após mal súbito
PM da Rotam é encontrado morto em apartamento na Pajuçara, em Maceió
