Veículos com data de fabricação até o ano de 2010 são isentos do IPVA em Alagoas
Benefício já está em vigor e dispensa solicitação por parte do contribuinte
O Governo de Alagoas ampliou a política de isenção do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) com a aprovação da Lei nº 9.780, em dezembro de 2025. A nova legislação alterou as regras do imposto estadual e passou a conceder o benefício para veículos com 15 anos ou mais, adotando o tempo de fabricação como critério para a isenção.
Com a mudança, veículos com 15 anos ou mais de fabricação passam a ser automaticamente isentos do pagamento do IPVA. Em 2026, estão enquadrados nessa condição os veículos fabricados até o ano de 2010, que já completaram o período mínimo exigido pela legislação. Já os veículos fabricados em 2011 ainda não se enquadram na regra este ano. Nesses casos, o direito à isenção passa a valer a partir de 2027.
“Essa isenção é importante porque amplia o alcance social da política tributária do Estado. Ela beneficia diretamente quem utiliza veículos mais antigos no dia a dia e mostra que, mais uma vez, o comprometimento do Governo de Alagoas com medidas que dialogam com a realidade da população,” destacou o secretário especial da Receita Estadual, Francisco Suruagy.
Com essa novidade, aproximadamente 448 mil veículos passam a integrar o grupo de beneficiados com a isenção do IPVA em Alagoas. A medida contribui para reduzir o impacto do imposto no orçamento das famílias e dos proprietários de veículos mais antigos. Vale destacar que a isenção ocorre de forma automática, sem necessidade de solicitação por parte do contribuinte, desde que o veículo atenda aos critérios previstos em lei.
O ano de fabricação pode ser consultado no Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo (CRLV) ou nos sistemas eletrônicos do Departamento Estadual de Trânsito (Detran) e da Sefaz-AL.
Veja também
Últimas notícias
Francisco Sales critica projeto que reduz impostos beneficiando a Braskem e faz apelo para que senadores alagoanos votem contra
Renan Filho participa da Caravana Federativa em Maceió e reúne prefeitos para destravar investimentos federais em Alagoas
Educação de Jovens e Adultos da Prefeitura de Penedo cresce mais de 600% e gera impacto positivo na economia
Prefeita Tia Júlia realiza visita a Escolas Municipais para dar boas-vindas aos alunos na volta às aulas 2026
Corrida 8M Penedo confirma sucesso absoluto e esgota 100 vagas extras em apenas 5 minutos
Polícia Militar apreende objetos usados para desmatar propriedade rural em Colônia Leopoldina
Vídeos e noticias mais lidas
Defesa de Vitinho repudia oferta de recompensa e afirma que jovem corre risco de vida
Secretário da Fazenda de Maceió cria dificuldades para pagar fornecedores
Planalto confirma 13º infectado em comitiva com Bolsonaro
Indústria brasileira do setor alimentício terá fábrica em Rio Largo
