Seduc abre matrículas para vagas remanescentes da Educação de Jovens e Adultos (EJA)
Oportunidades estão distribuídas por todas as regiões do estado
A Secretaria de Estado da Educação de Alagoas (Seduc) está com matrículas abertas para vagas remanescentes da Educação de Jovens e Adultos (EJA) referentes ao ano letivo de 2026. Ao todo, 20.312 vagas ainda estão disponíveis em todo o estado. Segundo a gerente especial de Fortalecimento da EJA da Seduc, Dirlene Monte, o atendimento para realização das matrículas nas unidades escolares ocorre a partir das 18h, e o prazo segue até o dia 20 de fevereiro de 2026.
Para realizar a matrícula, os interessados devem comparecer presencialmente à unidade escolar onde desejam estudar, portando toda a documentação exigida. A lista completa de documentos e o cronograma de matrículas estão disponíveis no site oficial: matriculaonline.al.gov.br.
As 20.312 vagas estão distribuídas em 142 escolas estaduais espalhadas por todo o estado, sendo 5.439 para a EJA Fundamental e 14.870 para a EJA Modular/Médio.
EJA Modular
A EJA Modular é destinada a estudantes que desejam concluir o ensino médio de forma mais flexível e alinhada à realidade de jovens, adultos e idosos que não finalizaram a Educação Básica na idade regular. Nesta modalidade, o ensino é organizado em quatro módulos, estruturados por áreas do conhecimento, possibilitando maior dinamismo no processo de aprendizagem.
Cada módulo possui duração média de 50 dias, permitindo que o estudante conclua o ensino médio em aproximadamente um ano. O formato também está integrado a cursos de Formação Inicial e Continuada (FIC), ampliando as oportunidades de qualificação profissional e inserção no mercado de trabalho.
Os estudantes matriculados na EJA também podem ter acesso aos benefícios do Cartão Escola 10, que contempla bolsa permanência, bolsa conclusão e o programa Pé-de-Meia, fortalecendo as condições de permanência e conclusão dos estudos.
Oferta nos três turnos
Uma das instituições com vagas disponíveis para a EJA é o Centro de Educação de Jovens e Adultos (CEJA) Paulo Freire, na Rua do Sol, Centro de Maceió. Ao todo, são oferecidas 510 vagas, sendo 410 vagas para a EJA Modular Médio e 100 vagas para a EJA Fundamental.
Das 410 vagas para a EJA Modular Médio, 150 são para o turno vespertino, 130 para o matutino e 130 para o noturno, enquanto as 100 vagas da EJA Fundamental estão distribuídas entre os turnos matutino e vespertino.
“Ofertamos a EJA nos três horários e os interessados em se matricularem devem nos procurar de segunda a sexta no horário das 7h30 às 18h, portando RG, CPF, duas fotos 3x4, histórico escolar ou declaração de escolaridade e comprovante de residência”, explica a gestora do CEJA, Alane Lima.
Veja também
Últimas notícias
Acusado de cometer importunação sexual, ministro do STJ escreve carta a colegas
Pilar se consolida como referência nacional em educação e inspira Maceió a implantar modelo de escola bilíngue
Caminhão tomba no Trevo de Olho d’Água das Flores e provoca lentidão na AL-220
Vítima de atentado em Palmeira dos Índios não resiste e morre após dias internado
Suspeito de liderar Comando Vermelho na Rota dos Milagres morre em confronto com a polícia
Cerca de 50 milhões de pessoas ainda têm dinheiro esquecido nos bancos; veja como buscar os recursos
Vídeos e noticias mais lidas
Defesa de Vitinho repudia oferta de recompensa e afirma que jovem corre risco de vida
Luciano Barbosa irá assinar ordem de serviço para o início das obras na Avenida Pio XII
Prefeito Luciano garante pavimentação de mais dois bairros de Arapiraca
Vigia que ‘terceirizou’ próprio posto terá de ressarcir aos cofres públicos R$ 104 mil
