Lula aparece à frente de Flávio no 2º turno, mas diferença cai para 5 pontos, diz Quaest
Levantamento indica que presidente tem 43% contra 38% do senador
Nova pesquisa Genial/Quaest divulgada nesta quarta-feira (11) indica que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) continua à frente nos sete cenários de segundo turno das eleições presidenciais de 2026. Entre os adversários avaliados, a menor diferença aparece no confronto com o senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ).
Na simulação mais recente entre os dois, Lula tem 43% das intenções de voto, contra 38% de Flávio. Brancos, nulos ou eleitores que dizem que não vão votar somam 17%, e 2% estão indecisos.
A vantagem do petista era maior em agosto do ano passado. Naquele momento, Lula tinha 48%, contra 32% de Flávio Bolsonaro — uma distância de 16 pontos percentuais.
Em dezembro, os números passaram para 46% a 36%. Em janeiro, o placar foi de 45% a 38%, até chegar ao cenário atual.
O levantamento entrevistou 2.004 pessoas por telefone entre 5 e 9 de fevereiro. A margem de erro é de 2 pontos percentuais para mais ou para menos, e a pesquisa tem nível de confiança de 95%.
Outros resultados da pesquisa mostram que aumentou o nível de conhecimento do eleitorado sobre a indicação do ex-presidente Jair Bolsonaro de que o senador Flávio Bolsonaro é seu candidato para 2026.
Segundo a Quaest, 69% dos entrevistados dizem que já sabiam da escolha. Em dezembro, eram 61%, e em janeiro, 62%. Já os que afirmam não ter conhecimento caíram de 39% para 31% no mesmo período.
O levantamento também perguntou se o ex-presidente acertou ou errou ao indicar o filho para a disputa. Para 44%, Bolsonaro acertou, enquanto 42% avaliam que ele errou. Outros 14% não souberam ou não responderam.
Em dezembro, a percepção era diferente: 54% diziam que Bolsonaro tinha errado, e 36%, que havia acertado.
Outros cenários de segundo turno
Nos demais cenários de segundo turno simulados pela Quaest, Lula também aparece à frente. Contra o governador do Paraná, Ratinho Júnior (PSD), o presidente registra 43% das intenções de voto, ante 35% do adversário. Brancos, nulos ou eleitores que dizem não votar são 19%, e os indecisos, 3%.
Em uma eventual disputa com o governador de Goiás, Ronaldo Caiado (PSD), Lula tem 42%, enquanto Caiado soma 32%. Brancos e nulos chegam a 22%, e 4% estão indecisos.
No cenário em que enfrenta o governador de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo), o petista marca 43%, contra 32% do adversário. Brancos e nulos são 21%, e os indecisos, 4%.
Já contra o governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite (PSD), Lula aparece com 42%, enquanto Leite tem 28%. Nesse caso, brancos e nulos somam 26%, e 4% não souberam ou não responderam.
Diante de Aldo Rebelo (DC), Lula registra 44%, contra 25% do adversário. Brancos e nulos são 27%, e os indecisos, 4%.
Em uma disputa com Renan Santos (Missão), o presidente tem 44%, enquanto o oponente aparece com 25%. Brancos e nulos chegam a 27%, e 4% estão indecisos.
Veja também
Últimas notícias
Polícia Civil prende advogado investigado por tentativa de homicídio em Maravilha
Polícia Militar apreende sete armas, armadilhas e aves silvestres em Matriz do Camaragibe
Lula convida deputados para Índia, mas parlamentares preferem Carnaval
Latam demite piloto preso por estuprar meninas
Defesa de Bolsonaro volta a pedir prisão domiciliar após laudo de peritos da Polícia Federal
[Vídeo] Família que perdeu casa em incêndio mobiliza campanha para reconstruir imóvel em Arapiraca
Vídeos e noticias mais lidas
Defesa de Vitinho repudia oferta de recompensa e afirma que jovem corre risco de vida
Luciano Barbosa irá assinar ordem de serviço para o início das obras na Avenida Pio XII
Prefeito Luciano garante pavimentação de mais dois bairros de Arapiraca
Vigia que ‘terceirizou’ próprio posto terá de ressarcir aos cofres públicos R$ 104 mil
