Seduc promove eleição para escolha dos novos conselheiros escolares
Inscrições acontecem nos dias 2 e 3 de março, e pleito ocorre de 4 a 11 março, de acordo com cada unidade
A Secretaria de Estado da Educação (Seduc-AL) promove neste mês de março as eleições para escolha dos novos conselheiros escolares das unidades da rede pública estadual de ensino para o biênio 2026-2028. O período de inscrições acontece nos dias 2 e 3 de março e o pleito ocorre de 4 a 11 março. Cada segmento elege seus representantes (titulares e suplentes) por meio de votação, e o mandato é de 2 (dois) anos.
O Conselho Escolar é um órgão colegiado, deliberativo, consultivo, fiscalizador e mobilizador, composto por representantes da comunidade escolar. Ele garante a gestão democrática do ensino público, promovendo a participação efetiva de todos os segmentos nas decisões da escola.
Os candidatos interessados devem contatar a escola a ser representada ou respectiva gerência especial para acessar o link de inscrição.
Composição
Cada Conselho Escolar deve ser composto por 16 (dezesseis) representantes da comunidade escolar, distribuídos da seguinte forma:
Professores – 02 (dois) membros titulares, sendo 1 (um) gestor/a e 02 (dois) membros suplentes;
Estudantes – 02 (dois) membros titulares, 02 (dois) membros suplentes;
Funcionários – 02 (dois) membros titulares, 02 (dois) membros suplentes;
Pais ou responsáveis – 02 (dois) membros titulares, 02 (dois) membros suplentes.
No segmento estudante, poderão votar aqueles com idade a partir de 16 anos, e, para se candidatar a conselheiro/a ter, no mínimo, 18 anos completos. Quando na escola não houver estudantes com 16 anos ou mais, os pais/responsáveis representarão também o segmento estudante.
“Consideramos o Conselho Escolar como o espaço legítimo de gestão democrática, no qual a comunidade participa de forma ativa na construção das decisões pedagógicas, administrativas e financeiras das unidades de ensino”, destacou Clara Morgana Torres, gerente especial de Acompanhamento e Assistência aos Colegiados das Unidades de Ensino da Seduc.
Ela explica que o conselho é importante para se consolidar a transparência, o controle social e garantir que os recursos públicos sejam aplicados com responsabilidade e compromisso na promoção da aprendizagem e do bem-estar dos estudantes. “Uma escola forte e uma educação de qualidade não se constroem de forma isolada, mas com diálogo, corresponsabilidade e participação social”, ressaltou.
Ela aproveitou para convidar cada membro da comunidade escolar a não apenas votar, mas também a se colocar à disposição para representar seu segmento, contribuir com ideias e assumir a responsabilidade coletiva com a construção de uma escola mais justa, acolhedora, eficiente e democrática.
Veja também
Últimas notícias
Vinda de Carlos Bolsonaro leva 150 mil pessoas ao Bloco do 22 em Maceió
Mulher é presa suspeita de desviar até R$ 20 mil de clínica odontológica em Maceió
Alfredo Gaspar apresenta propostas de Flávio Bolsonaro em encontro na Bahia
Lei de Cibele Moura que garante piso salarial a farmacêuticos hospitalares é promulgada
Governo de Alagoas antecipa pagamento dos servidores para 27 de outubro
'Serial killer de Maceió' é condenado a 60 anos por matar casal no Vergel
Vídeos e noticias mais lidas
Merendeira é homenageada por equipe de escola em despedida
[Vídeo] Chuvas abrem cratera e motoristas correm riscos na AL-101 Norte
Táxi de Arapiraca fica submerso após avanço da correnteza na Praia do Peba
Jovem é preso com arma e drogas no bairro do Jacintinho, em Maceió
