Meio ambiente

[Vídeo] Elefante-marinho de dois metros aparece em praia da Barra de Santo Antônio

Equipes do Instituto foram acionadas na manhã desta quinta-feira (12) e estiveram na região para realizar o monitoramento e organizar o isolamento da área

Por Wanessa Santos 12/03/2026 09h09 - Atualizado em 12/03/2026 09h09
[Vídeo] Elefante-marinho de dois metros aparece em praia da Barra de Santo Antônio
Animal foi identificado como da espécie Mirounga-leonina - Foto: Reprodução / Vídeo

Um elefante-marinho, de cerca de dois metros de comprimento, foi avistado na noite dessa quarta-feira (11), em uma praia do município de Barra de Santo Antônio, no Litoral Norte de Alagoas. O animal, identificado como da espécie Mirounga-leonina, chamou a atenção de moradores e turistas que estavam na região.

De acordo com o Instituto Biota de Conservação, se trata de um animal jovem e saudável. Equipes do Instituto foram acionadas na manhã desta quinta-feira (12) e estiveram na região para realizar o monitoramento e organizar o isolamento da área onde ele permanece.

Segundo os técnicos, o elefante-marinho está apenas descansando na areia, comportamento considerado comum após longas migrações realizadas pela espécie. Felizmente, não há indícios de ferimentos ou sintomas de possíveis doenças no animal.

Ainda conforme o instituto, a orientação é que as pessoas mantenham distância e evitem barulho para não estressar o animal. A expectativa é que, após o período de descanso, ele retorne sozinho ao mar.

Especialistas também explicam que, em casos como esse, o resgate para centros de reabilitação só ocorre quando o animal apresenta sinais claros de debilidade. Caso contrário, a prática recomendada é apenas o monitoramento.

Ainda de acordo com o Instituto Biota, último registro da espécie em Alagoas ocorreu em 2024, no município de Maragogi.