Prefeitura de Maragogi reforça combate à evasão escolar com orientações na Busca Ativa
Estratégia da Secretaria Municipal de Educação envolve famílias e garante compromisso com a permanência e reintegração dos estudantes
A Prefeitura de Maragogi, por meio da Secretaria Municipal de Educação, vem fortalecendo as ações de combate à evasão escolar com a institucionalização da estratégia de Busca Ativa Escolar. Agora, as orientações às famílias são realizadas por meio de um protocolo formal, garantindo que as informações sobre frequência e reintegração cheguem de maneira oficial aos responsáveis. A medida inclui a assinatura de um termo de compromisso pelos pais, consolidando o vínculo entre a comunidade, a escola e o município.
Para Neuza Cavalcante, coordenadora da estratégia, a formalização foi fundamental para superar a resistência de algumas famílias e aumentar o engajamento. “Percebemos que, durante as visitas, muitas famílias não se sentiam responsáveis ou não davam continuidade à educação dos filhos. Com o protocolo formal e o termo de compromisso, conseguimos transformar essa realidade: as famílias agora assumem de forma clara a responsabilidade de acompanhar a educação dos filhos, e isso tem refletido diretamente na permanência dos estudantes na escola”, afirmou.

De acordo com a secretária municipal de Educação, Elba Vasconcelos, os resultados já são expressivos. “Em 2025, superamos em mais de 200% o número de (re)matrículas em relação ao ano anterior. Esse resultado mostra que a união da Prefeitura de Maragogi, da Secretaria de Educação e das famílias é eficaz na reintegração e permanência escolar”, destacou.
A ação reforça o compromisso da Prefeitura com a educação de qualidade e com a garantia de oportunidades para todas as crianças e adolescentes. A formalização do acompanhamento, aliada à participação ativa das famílias, consolida um modelo educativo preventivo e comunitário, colocando Maragogi como referência no combate à evasão escolar no Estado.

Veja também
Últimas notícias
Defesa Civil de Maceió já vistoriou 777 imóveis abandonados desde 2021
Paulo Dantas confirma agenda em Lagoa da Canoa após articulação de Edilza Alves
Polícia cumpre mandado de busca e apreensão em imóvel abandonado em Igaci
Homem é flagrado com faca de 25 cm na calçada de padaria em Palmeira
Funcionário da Equatorial é preso por extorsão no Centro de Maceió
Leonardo Dias confirma candidatura a Deputado Estadual
Vídeos e noticias mais lidas
MP sugere caminhões frigoríficos para armazenar corpos de vítimas da Covid-19
Comandante da PM emociona em homenagem a coronel que morreu após mal súbito
PM da Rotam é encontrado morto em apartamento na Pajuçara, em Maceió
Abastecimento do Tabuleiro é paralisado para conserto de rompimento em adutora
