Cirurgias de frenectomia lingual são realizadas em Novo Lino pela 1ª vez
Os procedimentos foram realizados em duas crianças da rede municipal de ensino
A Prefeitura de Novo Lino, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, realizou as primeiras cirurgias de frenectomia lingual da história do município, marcando um avanço inédito na área de cirurgia bucomaxilofacial. Os procedimentos foram realizados no no último dia 28 de julho.
Os procedimentos foram realizados em duas crianças da rede municipal de ensino, após um trabalho conjunto entre Educação e Saúde. As professoras identificaram dificuldades na pronúncia de algumas palavras e encaminharam os alunos para avaliação com a fonoaudióloga do município. Após análise técnica, foi constatada a condição conhecida como “língua presa”, sendo indicada a cirurgia.
A frenectomia consiste na liberação do freio da língua, permitindo maior mobilidade e contribuindo para a melhora da fala, da mastigação e do desenvolvimento infantil.
As cirurgias foram realizadas pela cirurgiã bucomaxilofacial Letícia Sandes, que destacou a simplicidade do procedimento. “A cirurgia é simples, realizada com bisturi elétrico, tem recuperação rápida e proporciona resultados muito satisfatórios, melhorando a mobilidade da língua, a fala e a qualidade de vida das crianças.”
Os pais acompanharam todo o procedimento e receberam orientações para o pós-operatório. Com o sucesso das primeiras cirurgias, um novo procedimento já está agendado para a próxima semana, ampliando o acesso da população ao serviço especializado.
A implantação da frenectomia lingual na rede municipal foi possível graças ao empenho da prefeita Marcela Gomes, da secretária municipal de Saúde, Carol Gomes, e de toda a equipe da Saúde, que seguem investindo na ampliação de atendimentos especializados e na qualidade da assistência prestada à população.
Veja também
Últimas notícias
PL, partido de Flávio Bolsonaro, reconhece vitória de Lula nas eleições
Prefeitura de Maceió transfere feriado do Dia do Servidor Público para sexta-feira (30)
Governo federal prorroga subsídio de R$ 2,12 no diesel por mais 30 dias
Guarnição é acionada após policial civil em suposto surto ameaçar vizinhos em Arapiraca
Dengue: 3 milhões de adolescentes estão com vacinação incompleta
Jovem é detido por dirigir embriagado no Centro de Colônia Leopoldina
Vídeos e noticias mais lidas
[Vídeo] Chuvas abrem cratera e motoristas correm riscos na AL-101 Norte
Táxi de Arapiraca fica submerso após avanço da correnteza na Praia do Peba
Jovem é preso com arma e drogas no bairro do Jacintinho, em Maceió
Após prefeitura repor lâmpada, dono de sucata desafia moradores e arranca braço de poste
