Semana da Pessoa com Deficiência em Maragogi debate direitos e inclusão
A programação é promovida pelo Centro de Atendimento Educacional Especializado (CAEE)
Na manhã desta sexta-feira (21), Maragogi deu início à programação da Semana Nacional da Pessoa com Deficiência, promovida pelo Centro de Atendimento Educacional Especializado (CAEE). A abertura aconteceu na Quadra Poliesportiva Dr. José Jorge de Farias Sales, com uma programação voltada à inclusão, à conscientização e à valorização das pessoas com deficiência e seus familiares. A iniciativa tem como objetivo ampliar o debate sobre os direitos das pessoas com deficiência, fortalecer as ações de inclusão e contribuir para a eliminação de barreiras que dificultam o acesso à educação, aos serviços públicos e à participação social.
A programação deste ano também amplia a atenção para as necessidades das mães e familiares das pessoas com deficiência, reconhecendo a importância de uma rede de cuidado que contemple tanto o atendimento especializado quanto o acolhimento e o suporte às famílias. A iniciativa busca fortalecer o acesso a informações, serviços e orientações, além de promover ações que contribuam para a qualidade de vida e para o desenvolvimento das pessoas com deficiência. Para a gestora do CAEE, Maria Vicência, esse cuidado é fundamental para o avanço das ações de inclusão. “Precisamos compreender que inclusão é garantir direitos, criar oportunidades e eliminar barreiras. E, para isso, também é fundamental cuidar de quem cuida. As mães e os familiares precisam ser acolhidos, orientados e fortalecidos para que possamos construir, juntos, uma rede de cuidado cada vez mais efetiva”, destacou.

A abertura também contou com apresentações culturais do Coral de Libras “Mãos que Cantam” e das crianças e adolescentes atendidos pelo Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV), da Secretaria Municipal de Assistência Social. As atividades integraram a programação e proporcionaram momentos de convivência e interação entre os participantes, destacando a importância de iniciativas que promovam inclusão, participação e valorização das diferentes formas de expressão.
O público também teve acesso a serviços gratuitos de diferentes áreas. Na Saúde, foram disponibilizados atendimento psicológico, citologia, fisioterapia, vacinação, testes rápidos e atendimento odontológico. Na Assistência Social, foram realizados atendimentos especializados e serviços do CRIA. Também houve agendamentos para emissão de RG e inscrições para cursos diversos, ampliando o acesso da população a serviços essenciais e facilitando o encaminhamento para atendimentos e ações de cidadania.
A Semana Nacional da Pessoa com Deficiência segue com programação até a próxima quinta-feira (27), com atividades voltadas à inclusão, à conscientização e à valorização das pessoas com deficiência e de seus familiares. A programação reúne ações de diferentes áreas e busca ampliar o acesso a direitos, serviços e informações, além de promover o diálogo sobre a eliminação de barreiras e a construção de ambientes cada vez mais acessíveis e inclusivos.
Veja também
Últimas notícias
Semana da Pessoa com Deficiência em Maragogi debate direitos e inclusão
TCE de Portas Abertas aproxima estudantes da rotina do Tribunal de Contas
Renan Filho lança campanha ao Governo de Alagoas neste sábado em Arapiraca
Lagoa da Canoa amplia ações de cuidado e valorização da terceira idade
Governador defende prefeita Lívia Carla e ordena SSP investigar Cleber Malta
Datafolha: Lula tem 47% e Flávio Bolsonaro, 43%, no 2º turno
Vídeos e noticias mais lidas
Comandante da PM emociona em homenagem a coronel que morreu após mal súbito
Cliente denuncia demora na entrega de carro após pagar quase R$ 110 mil
ASA vence Goiatuba nos pênaltis e garante acesso á Série C
Abastecimento do Tabuleiro é paralisado para conserto de rompimento em adutora
