Projeto que garante continuidade da formação militar para grávidas é aprovado
A proposta da deputada Cibele Moura foi aprovada por unanimidade
A deputada estadual Cibele Moura (MDB) comemorou a aprovação, por unanimidade, nesta quinta-feira (15), do projeto de lei de sua autoria que garante às mulheres grávidas o direito de continuar os cursos de formação da Polícia Militar (PMAL) e do Corpo de Bombeiros Militar (CBMAL), sem prejuízo à formação ou à antiguidade nas instituições.
O texto aprovado na Assembleia Legislativa de Alagoas prevê que as alunas gestantes possam concluir os cursos com adaptações compatíveis com a gravidez, respeitando as normas de saúde e segurança. O objetivo é evitar que a maternidade comprometa a continuidade da formação e o ingresso na carreira militar.
Cibele destacou que a gravidez não deve representar a perda de uma vaga conquistada após anos de preparação para um concurso público. “Imaginem uma mulher que passou anos estudando para um concurso, abriu mão de tanta coisa, venceu todas as etapas e conquistou sua vaga. E, durante o curso de formação, descobre que está grávida. Por que essa mulher deveria perder tudo o que conquistou só porque vai ser mãe? Isso não é justo!”, afirmou.
A deputada ressaltou que a proposta busca conciliar a continuidade da formação profissional com os cuidados necessários durante a gravidez. “A gravidez não pode ser um impedimento. E muito menos um motivo para uma mulher perder uma oportunidade. O que queremos é garantir que ela possa concluir sua formação com segurança e seguir sua carreira”, disse.
Cibele também afirmou que a iniciativa está relacionada ao futuro que deseja para a filha, Maria Paula, e para outras mulheres alagoanas. “Quero que minha filha cresça sabendo que pode ser mãe, trabalhar e realizar todos os seus sonhos. E o que eu quero para minha filha, eu quero para todas as mulheres de Alagoas”, declarou.
“Ser mãe não pode ser motivo para perder uma vaga, uma carreira ou um sonho. A maternidade não pode fechar portas. E nenhuma mulher deve ser obrigada a escolher entre ter um filho e ter um futuro”, concluiu.
Veja também
Últimas notícias
Núcleo de Línguas Estrangeiras amplia vagas com novas turmas de inglês
Câmeras flagram motociclista tentando frear antes de colisão fatal em Arapiraca
Polícia Militar apreende armas, cocaína, maconha, crack e lança perfume
Dívida ligada ao tráfico pode ter motivado homicídio dentro de mercadinho em Maragogi
Irmãos são presos suspeitos de executar comerciante e roubar carga de frangos
Arsal aprova novas regras para concessão da Tarifa Social de Água e Esgoto em AL
Vídeos e noticias mais lidas
Governo de Alagoas inicia cobrança pelo uso de água de rios e poços no estado
Táxi de Arapiraca fica submerso após avanço da correnteza na Praia do Peba
[Vídeo] Polícia Civil divulga imagens da perseguição ao Guarda Municipal morto em Teotônio Vilela
Morador de Arapiraca está no interior de SP e quer voltar para Alagoas
