Eleições

Pesquisa Quaest para o 2º turno: Flávio Bolsonaro, 45%; Lula, 44%

Candidatos estão em empate técnico, com diferença de 1 ponto percentual

Por 7Segundos, com G1 21/10/2026 11h11 - Atualizado em 21/10/2026 13h01
Pesquisa Quaest  para o 2º turno: Flávio Bolsonaro, 45%; Lula, 44%
Flávio Bolsonaro e Lula - Foto: Reprodução

Pesquisa Quaest do segundo turno, divulgada nesta quarta-feira (21), mostra Flávio Bolsonaro (PL) com 45% das intenções de voto, contra 44% de Lula (PT). A situação é de empate técnico, com um ponto de diferença entre os dois candidatos.

Para o diretor da Quaest e professor da Fundação Getúlio Vargas (FGV), Felipe Nunes, a pesquisa mostra um cenário de disputa "muito acirrada". "O quadro quase não se alterou entre as duas rodadas. A distância de 2 pontos passou para 1 ponto, mas essa oscilação na margem de erro não nos permite tirar nenhuma conclusão sobre ‘virada’, ‘mudança’ ou ‘vantagem'", escreveu Nunes no X. 

A pesquisa foi encomendada pela Globo e pelo jornal O Globo. Veja os números:

Flávio Bolsonaro (PL): 45% (eram 46% há uma semana)
Lula (PT): 44% (eram 44%)
Branco/nulo/não vai votar: 9% (eram 9%)
Indecisos: 2% (era 1%).

Em relação à pesquisa Quaest anterior, divulgada há uma semana, no dia 14, Flávio Bolsonaro oscilou um ponto para baixo (tinha 46%) e Lula manteve os 44%. A situação já era de empate técnico e assim se manteve. O percentual de votos em branco, nulos e de pessoas que não vão votar se manteve em 9%. Os indecisos passaram de 1% para 2%.

Em pesquisas eleitorais, o empate técnico acontece quando candidatos têm uma diferença de pontuação menor do que a margem de erro. Na Quaest, a margem é de dois pontos para mais ou para menos. Ou seja, se a diferença entre os candidatos for de até quatro pontos, a situação é de empate técnico.

A pesquisa Quaest de 20 de outubro ouviu 2.154 pessoas de 16 anos ou mais, entre os dias 17 e 20 de outubro. A margem de erro é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos, e o nível de confiança é de 95%. A pesquisa está registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) como BR-08535/2026.

Felipe Nunes, diretor da Quaest, aponta que Flávio Bolsonaro e Lula têm uma taxa de retenção dos eleitores que votaram neles no primeiro turno "muito alta". O candidato do PL retém 94% e Lula, 95%.

"Os 9 milhões de eleitores que votaram em outras alternativas (6%) estão se distribuindo mais para o Flávio (43%), do que para o Lula (37%). No eleitor que diz não ter ido votar ou que votou branco/nulo acontece o inverso: 40% dizem que agora votam Lula e 36% Flávio", diz Nunes.

Rejeição

De uma semana para outra, a rejeição a Lula caiu de 53% para 47%. A rejeição a Flávio Bolsonaro oscilou dois pontos para baixo, de 54% para 52%.