Bastidores

Bastidores

Bastidores

Do favoritismo à derrota por cinco votos, grupo do atual prefeito perde eleição em Quebrangulo

Emanoel Tenório perde uma eleição em que figurou sempre como primeiro colocado nas pesquisas

08/10/2024 17h05
Do favoritismo à derrota por cinco votos, grupo do atual prefeito perde eleição em Quebrangulo

Vem da histórica terra original de Graciliano Ramos a maior surpresa eleitoral revelada pelas urnas no último domingo (06) - a derrota do grupo político do atual prefeito de Quebrangulo, Marcelo Lima (MDB), e a volta ao poder do ex-prefeito Manoel Tenório, único tucano eleito em Alagoas.

Revelado o resultado, Emanoel Cardoso foi derrotado por Manoel Tenório por apenas 5 votos - a menor diferença já registrada em uma eleição municipal. Foram 2.965 votos para o vencedor, e 2.959 para o vice-prefeito. Outros 2.307 votos foram destinados a Eduardo Tenório (PSB), o terceiro colocado.

Surpreendente, porque nas pesquisas e durante a campanha o candidato de Marcelo, o atual vice-prefeito Emanoel Cardoso, figurou sempre na dianteira com boa vantagem sobre Manoel Tenório, ex-prefeito chamado jocosamente pela gestão atual de ‘coronel’.

Havia ainda um terceiro nome, cuja força política parece ter sido subjugada por Marcelo Lima e Emanoel Cardoso: o vereador e ex-presidente da Uveal Eduardo Tenório, apadrinhado pelo deputado estadual Francisco Tenório (PP).

O resultado final subverteu até mesmo uma lógica que se pensava ser imutável na política: a de que duas candidaturas de oposição fortaleceriam a candidatura de situação - não foi o que aconteceu.

Sobre o blog

Blog focado em política.

Arquivos