Diário do Sertão

Diário do Sertão

Diário do Sertão

População de Ouro Branco, sem água desde o ano passado, será recebida pela Águas do Sertão

23/10/2024 18h06
População de Ouro Branco, sem água desde o ano passado, será recebida pela Águas do Sertão

Uma reunião entre representantes da concessionária Águas do Sertão com moradores de Ouro Branco, no Sertão de Alagoas, marcada para a manhã desta quinta-feira, dia 24, devera encontrar soluções para o problema da falta de água no município, onde em algumas localidades a água não aparece nas torneiras desde o final do ano passado.

O encontro está programado para às 9h no auditório da sede da prefeitura.

Na terça-feira, dia 22, revoltados com o problema, moradores interditaram a BR-423, na localidade Lagoa do Feijão.

O bloqueio nas duas faixas da rodovia durou cerca de sete horas, quando a população expôs que além de pagar todos os meses as contas da água que não chega, também são obrigados a pagarem de R$ 150 até R$ 600 com a compra de caminhões-pipas, que coletam água em tratamento de barragens na região ou do Rio Ipanema.

A famílias também denunciaram o descaso da Águas do Sertão. Mesmo ligando para o 0800 ou indo até o escritório da concessionária, os prazos para a chegada da água nunca foram cumpridos e nem mesmo os carros-pipas colocados a disposição dos moradores tem chegado as residências.

O protesto da terça-feira só foi encerrado após gerentes da empresa negociarem com os moradores a implantação de um plano de ação emergencial com caminhões-pipa para atender as localidades afetadas. Paralelo a isso, ainda segundo os representantes da Águas do Sertão o volume de água do sistema compartilhado entre Poço das Trincheiras e Maravilha foi direcionado a Ouro Branco.

Por fim, a empresa esclareceu em uma nota que a falta de água em Ouro Branco e região é decorrente de ações de vandalismo no sistema de distribuição de água em Poço das Trincheiras.