Diário do Sertão
Prefeito tetracampeão pode não chegar ao fim do futuro mandato
"A política é um jogo pesado. Nada é tão fácil".
Foi com esta frase que o prefeito reeleito Jarbas Ricardo (MDB), de São José Tapera, no Sertão alagoano, iniciou seu discurso nesta terça-feira (17), durante sua diplomação, bem longe do pequeno e improvisado espaço que serve de auditório da casa alugada que abriga a Câmara Municipal de Vereadores.
Seria um dia de muitas alegrias para o prefeito tetracampeão, que conta nos dedos as horas que faltam para o show do septuagenário cantor brega Amado Batista e do estiloso cantor de forró eletrônico, Xand Avião, o ídolo do prefeito, artistas que se apresentam nesta quinta (19), no Centro taperense.
Mas não foi. O emedebista Jarbas, reeleito para o mesmo cargo pela quarta vez, numa trilogia iniciada pelo pai, Ênio Ricardo, assassinado numa emboscada em junho de 1996, foi acordado com a notícia que seu tetracampeonato de prefeito, agora, está ameaçado.
O mau humor do prefeito, que usava blazer, um acessório quase nunca usado por ele, foi motivado por conta da denúncia feita pelo seu adversário político de plantão, o advogado José Romário (PDT), que ingressou com uma Ação de Investigação Judicial Eleitoral (AIJE) no Tribunal Regional Eleitoral de Alagoas (TRE-AL), pedindo a cassação do registro do prefeito Jarbas Ricardo e de sua vice, médica Jaria Ricardo, irmã do prefeito.
A dupla de irmãos é acusada de transporte público municipal para fins eleitorais, além de distribuição de dinheiro a eleitores, manipulação de funcionários públicos para favorecer a candidatura e - principalmente - a distribuição de cestas básicas e gás de cozinha, que custou aos cofres municipais cerca de R$ 11 milhões, além do aumento desproporcional da folha de pessoal contratado (sem concurso).
Na diplomação, o prefeito, visivelmente perturbado, assistido por autoridades da Justiça Eleitoral, aproveitou para saldar a família Moura, mandataria do vizinho município de Senador Rui Palmeira. Presentes, estavam o ex-prefeito Siloé Moura e seus filhos, a atual prefeita Jeane e o futuro prefeito, Joãozinho - dupla de irmãos que responde na Justiça por crimes eleitorais.
Cabível de muitas interpretações, a Ação de Investigação Judicial Eleitoral é a certeza que o futuro politico do prefeito tetracampeão pode encerrar de maneira brusca. Como bem citei, pode encerrar, caso contrário, Jarbas Ricardo fará seu sucessor, que como conta a opereta taperense, o sucessor devolve a cadeira 'requentada', após só quatro anos, para seu dono.