Diário do Sertão

Diário do Sertão

Diário do Sertão

Alvo de denúncias, educação de São José da Tapera recebe Selo Nacional Compromisso com a Alfabetização

11/02/2025 15h03 - Atualizado em 11/02/2025 18h06
Alvo de denúncias, educação de São José da Tapera recebe Selo Nacional Compromisso com a Alfabetização

Prefeitos e secretários municipais da Educação de diversas cidades brasileiras, entre elas várias de Alagoas, estiveram nesta segunda-feira (10), em Brasília, onde receberam o Prêmio Selo Nacional Compromisso com a Alfabetização.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva também esteve no evento que teve entre os objetivos o incentivo à adoção de práticas de gestão comprometidas com as metas de alfabetização e de redução de desigualdades estabelecidas no Plano Nacional de Educação (PNE) e no CNCA. Outras finalidades são a sistematização e a disseminação de práticas bem sucedidas, estimulando o compartilhamento de conhecimentos e inovações nas políticas de alfabetização.

Ao todo, 4.187 municípios receberam o selo: 2.592 na categoria Ouro, 1.062 na categoria Prata e 533 na categoria Bronze. Foram contemplados com o Selo Ouro os estados do: Ceará, Espírito Santo, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Pará, Paraná, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte, Rondônia e Tocantins, além do Distrito Federal. O Selo Prata foi entregue para os estados do Acre, Amapá, Amazonas, Bahia, Maranhão, Paraíba, Santa Catarina, São Paulo e Sergipe. Já o Selo Bronze foi para Alagoas, Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul.

Em meio aos vários municípios do Sertão alagoano, onde seus secretários de Educação foram agraciados com a homenagem, destacou-se São José da Tapera, onde as aulas não tem data para começarem, igual aos anos anteriores, onde a prefeitura é a última de Alagoas que determina o início do ano letivo. 

No evento em Brasília o município foi representado pelo secretário Renildo Pereira. Apesar de ter crescido na nota do Ideb, motivo de falas contrarias de pais de alunos e professores que afirmam que as condições estruturais e de ensino das escolas taperenses são as mais precárias da região, o reconhecimento do selo Compromisso com a Alfabetização vai de encontro ao que é ofertado aos estudantes das escolas municipais, principalmente as localizadas nos povoados.

A Escola Infantil e Fundamental Manoel Pedro de Melo, em um povoado, é o 'retrato' do descaso, conforme revelam seus próprios funcionários. A água para os alunos é de um poço sem conservação. O material didático dos alunos e dos professores é precário e a merenda escolar foge dos padrões determinados pelo Ministério da Educação.

Com baixos salários, professores contratados sem critérios ou de formação duvidosa o ensino municipal em São José da Tapera já foi tema de várias reportagens em Alagoas. Mas as denuncias não evoluíram para que o descaso ficasse para trás.

Já o transporte escolar também é alvo de denúncias. Ônibus velhos, sujos e com manutenção precária integram a frota do município, que tem gasto dinheiro público para contratar veículos de terceirizados, ao invés de conservar os doados pelos governos Federal e do Estado.

Por sua vez, o acompanhamento de alunos especiais nas creches ou nas demais unidades de ensino municipal, é feita por cuidadores, que em sua maioria, a revelia do Ministério Público, não tem qualificação ou treinamento para a função.