Bastidores
As três possíveis secretarias para o ex-prefeito Júlio Cézar
Ex-prefeito de Palmeira dos Índios assumirá secretaria ainda desconhecida

Júlio Cézar já sabe que, em breve, será o mais novo secretário do governo Paulo Dantas. Vai deixar a função de ‘número dois’ na gestão de Tia Júlia, para auxiliar o governador em seus últimos anos de mandato.
O que resta saber é a pasta que será assumida por JC. Várias especulações permeiam o noticiário político, mas o fato é que só Paulo sabe qual será o destino do ex-prefeito, que será empossado, como o próprio Dantas afirmou, até o fim de abril.
Nos bastidores, três opções são aventadas: além da Secretaria de Relações Federativas e Internacionais, Júlio também poderia ser aproveitado na pasta de Meio Ambiente e Recursos Hídricos, ou ainda na nova pasta de Direitos Humanos, surgida a partir da divisão da antiga secretaria da Mulher.
Caso assuma a Serfi e seja o ‘vendedor’ oficial de Alagoas ao mercado, Cézar assume o lugar do técnico Hugo Leahy, opção que parece ser a mais fácil para o governador - mas não tão atrativa assim para o ex-prefeito.
Na Semarh, Júlio teria o melhor cenário pensando em ser candidato em 2026 - no entanto, a pasta é atualmente comandada por Gino César, alinhadíssimo a Paulão e indicação do PT. Tirar a secretaria do atual secretário requer jogo de cintura do governador, para não melindrar os petistas e especialmente Paulão.
A terceira opção seria a futura secretaria de Direitos Humanos, cargo que também não tem tanta capilaridade ou relevância eleitoral. Além disso, mesmo dividida, a expectativa é de que o PT continue com as duas pastas. Ou seja, esta opção também cria um problema com os espaços do deputado Paulão.
Fala-se numa solução que não parece agradar a Júlio - que ele filie-se ao PT, mantendo assim os espaços do partido, mas esta é uma outra negociação que envolve as chapas que concorrerão em 2026. Enquanto isso, o ex-prefeito espera… pacientemente.
Sobre o blog
Blog focado em política.
Arquivos
Últimas notícias

Sequestrador leva homem e cachorra, mas liberta apenas a vítima humana

Com mercado em choque, dólar desaba a R$ 5,62 no pós-tarifaço de Trump

Leonardo Dias aprova moção de apoio aos prisioneiros de 8 de janeiro

Cibele Moura pede inclusão de dados sobre crimes contra pessoas com deficiência em AL

Saúde amplia acesso a medicamento para pacientes com doença falciforme
