Diário do Sertão

Diário do Sertão

Diário do Sertão

Camas enferrujadas e ratos. O caos que tomou conta do hospital público em São José da Tapera

29/04/2025 14h02 - Atualizado em 29/04/2025 14h02
Camas enferrujadas e ratos. O caos que tomou conta do hospital público em São José da Tapera

Especialista em apagar incêndios de denúncias com vitimização, o prefeito Jarbas Ricardo (MDB), de São José da Tapera, no Sertão de Alagoas, também tem norral em reaparecimentos midiáticos.

Após ser acusado pela população de desaparecer do município, administrando tudo a distância, dando os comandos pelo whatsapp, o político que comando Tapera nas últimas três décadas, ressurgiu nesta segunda-feira (28), em um vídeo - quase que inaudível - dizendo estar em um sítio de um de seus apoiadores, anunciando a convocação de quem foi aprovado no concurso público no ano passado por 'cartas', que segundo o gestor, serão enviadas para a casa de cada convocado.

A forma sui generis de convocação de quem é aprovado em um concurso é mais um capítulo neste discutível certame, o mesmo que teve o edital 'vazado' em redes sociais antes da divulgação oficial e, o mesmo concurso que teve o número de inscritos aproximado (um pouco mais ou um pouco menos) que a quantidade de habitantes do município, que é de 30.604. 

No vídeo gravado pelo prefeito Jarbas, chama a atenção que nem ele sabe o número exato de aprovados e nem o número de vagas que devem ser preenchidas.

Porém, a midiática aparição, para a grande maioria dos moradores da cidade, tem como finalidade maior não responder as denúncias do caos que tomou conta da sala de cirurgia da maternidade do Hospital Ênio Ricardo (nome do pai do prefeito), onde as macas estão completamente enferrujadas. 

Maca enferrujada dentro do hospital

Imagens divulgadas em redes sociais comprovam que dentro da unidade de saúde, os vidros das janelas das enfermarias estão quebrados, os ar-condicionados apresentam defeitos e além da sujeira, a presença de ratos nas enfermarias, junto com as pacientes, comprovam o descaso. 

Pratica comum, o silêncio das autoridades de Tapera diante do caos, prevalece. Todavia, chama a atenção o fato, que no ano passado, antecedendo as eleições, o prefeito anunciou recursos para a reforma do hospital.

A vice-prefeita do município, que é irmã do prefeito, a ginecologista e obstetra Jaria Ricardo, para os próximos, tenho revelado que desconhece a situação enfrentada pelo hospital que tem o nome do próprio pai.