Diário do Sertão
Justiça Eleitoral cassa chapa de vereadores do PT acusada de fraudar à cota de gênero em Delmiro Gouveia

Mesmo ainda cabendo recurso, uma decisão da Justiça Eleitoral, divulgada na quarta-feira (3), através da 40ª Zona Eleitoral de Delmiro Gouveia, no Sertão de Alagoas, continua preocupando a classe política do município.
A decisão, que julgou procedente uma Ação de Investigação Judicial Eleitoral (AIJE), cassou toda a chapa proporcional da Federação Brasil da Esperança (composta por PT, PC do B e PV) acusada de fraude à cota de gênero nas eleições de 2024.
A AIJE atinge 13 candidatos a vereador, incluindo os eleitos Renato David Torres de Oliveira, (PT), o “Renato Torres” eleito com 1.330 votos e José Ivam de Araújo Júnior, (PT), o “Ivan do Canal”, eleito com 824 votos, que devem perder seus mandatos.
Foram consideradas candidatas fictícias: Cleia Alves dos Santos (PT), a “Kelly do Leite” (43 votos); Gilmara Gonçalves de Barros (PT), a “Gilmara da Saúde” (23 votos); Dorvalina Gomes da Natividade Santos (PT), a “Lili do Caixão” (12 votos) e Maria Vitória Cavalcante, “Vicky Victoria”. Elas foram declaradas inelegíveis por oito anos.
A denúncia foi formalizada pelo diretório municipal do MDB, partido presidido em Delmiro pelo ex-prefeito “Lula Cabeleira”, pai da atual prefeita Ziane Costa (MDB). A partido elegeu oito dos 13 vereadores do município e pode ampliar sua bancada com a decisão judicial, que beneficiaria o ex-vereador “Gato”, que obteve 1.096 votos. O PSB, que atualmente ocupa duas vagas e também integra a base da prefeita, ficaria com mais uma, o que traria de volta à Câmara o ex-vereador “Reinaldo da Barragem”, que teve 755 votos. Com isso, todos os vereadores da próxima legislatura seriam governistas.
Arquivos
Últimas notícias

Idoso de 69 anos fica ferido após atropelamento em Penedo

Obra interdita Av. Comendador Leão, no Poço, até domingo (6)

Curto-circuito no sistema de energia solar provoca princípio de incêndio no prédio da Justiça Federal

Morre aos 93 anos o pastor Gedelti Gueiros, fundador da Igreja Cristã Maranata

Homem de 20 anos é assassinado a tiros no Canaã, em Maceió
