Diário do Sertão

Diário do Sertão

Diário do Sertão

Cidade denunciada por matricular alunos fantasmas ganha prêmio de reconhecimento do Ideb

29/09/2025 18h06
Cidade denunciada por matricular alunos fantasmas ganha prêmio de reconhecimento do Ideb

Embora o reconhecimento seja da administração anterior, o prêmio vale como um incentivo para que novos investimentos sejam feitos.

A cidade de Maravilha, no Sertão de Alagoas, recebeu na última sexta-feira (26), do Governo do Estado, o tardio prêmio de reconhecimento do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb)/2023.

O município foi representado pelo prefeito Antônio Jorge (Republicanos), o “Nino” e a secretária municipal da Educação, Adriana Paulino.

O reconhecimento se refere a gestão da ex-prefeita Conceição Albuquerque, acusada, no mesmo ano – 2023 – em uma reportagem do jornal Folha de São Paulo, de “estimular” matriculas de alunos fantasmas no Programa de Educação de Jovens e Adultos (EJA). Conceição também foi acusada de promover um concurso público e não ter dado posse aos aprovados, que só foram convocados – e muitos já começaram a trabalhar – após a eleição de “Nino”. Destaca-se que a secretária Adriana Paulino é a mesma da administração passada. 

No ano passado, o município também foi alvo de uma investigação do Ministério Público Estadual após a denúncia que a ex-prefeita havia “contratado” uma série de pessoas residentes em outras cidades, incluindo um radialista, serventuários, empresários e aposentados, com salários que variavam de R$ 1.600 a R$ 8 mil, pagos pela gestão municipal. De acordo com as denúncias, os contratados estavam lotados nas diversas secretarias municipais, mas fariam parte de uma lista de supostos funcionários fantasmas, que recebiam sem trabalhar.

A investigação também envolveu o Instituto Gerir Social, com sede em Maceió, responsável pelas contratações. Até o momento não se tem o resultado nas investigações.