Diário do Sertão
Ministério Público acusa ex-prefeito de Canapi de falsificar documentos e fake news
O ex-prefeito de Canapi, no Sertão de Alagoas, José Hermes de Lima, volta a ser alvo do Ministério Público Eleitoral (MPE), através de uma ação criminal.
Desta vez o político é acusado de falsificar documentos e fazer uma denúncia falsa contra o prefeito de Inhapi, município vizinho, Tenorinho Malta (PP), durante o período eleitoral do ano passado. Toda a cizânia ocorreu em razão da esposa do prefeito de Inhapi, Lara Jayne Siqueira Barbosa Malta Brandão, ter disputado a prefeitura de Canapi com a irmã de Jose Hermes.
A ação, registrada sob o nº 0600009-53.2025.6.02.0039, tramita na Justiça Eleitoral da 39ª Zona, em Água Branca, e tem como base um inquérito conduzido pela Polícia Federal (PF), que identificou irregularidades nas acusações feitas por José Hermes.
Conforme o MPE, o ex-prefeito teria encaminhado à PF e ao Ministério Público denúncias em que atribuía a Tenorinho Malta a prática de crimes na Prefeitura de Inhapi. Consta no documento conclusivo do MP que após as investigações, a PF concluiu que as acusações eram “totalmente mentirosas” e sustentadas por documentos falsificados.
Na mesma ação, o Ministério Público destaca que “percebe-se de maneira inequívoca a falsificação de todos esses supostos documentos”, reforçando que o réu teria agido deliberadamente para criar uma narrativa falsa com fins eleitorais.
Com base nas provas reunidas, o MP Eleitoral requereu a condenação de José Hermes pelos crimes de calúnia eleitoral qualificada pela divulgação em meios de internet (art. 324 c/c art. 327, inciso V, do Código Eleitoral), denunciação caluniosa (art. 326-A do Código Eleitoral) e uso de documento falso (art. 353 do Código Penal). Somadas, as penas previstas ultrapassam dez anos de prisão.
O caso agora segue para análise da Justiça Eleitoral, que deverá avaliar o recebimento da denúncia e o prosseguimento da ação penal contra o ex-prefeito.
Recentemente, José Hermes de Lima foi citado em ações relacionadas à prefeita de Canapi, Josélia Lima, irmã do ex-prefeito. Josélia teve o mandato cassado em decisão da Justiça Eleitoral por abuso de poder econômico e político nas eleições de 2024, porém, a prefeita segue no cargo até o trânsito em julgado.
Arquivos
Últimas notícias
Rafael Brito celebra vitória de Lula e a garantia de investimentos na educação do país
Semana Estadual do Livro e Bibliotecas reúne programação cultural em Alagoas
HGE participa do diagnóstico e tratamento de criança de dois anos com pancreatite
Aplicativo do Programa Saúde Até Você Digital alcança mais de 140 mil consultas
Thiago Prado diz que liberar comércio na orla prejudicaria ambulantes antigos
