Bastidores

Bastidores

Bastidores

Base de Lula em AL evita envolvimento na crise da demarcação de terras em Palmeira dos Índios

Parlamentares têm sido procurados mas não demonstram interesse em se envolver no tema

03/11/2025 17h05 - Atualizado em 03/11/2025 17h05
Base de Lula em AL evita envolvimento na crise da demarcação de terras em Palmeira dos Índios

Há menos de um ano para eleições em que terão que renovar seus mandatos, a bancada de Lula em Alagoas tem evitado se envolver em assuntos penosos e que demandem alto desgaste eleitoral - dentre eles, a crise da demarcação de terras indígenas em Palmeira dos Índios.

Até o momento, apenas a prefeita da cidade, Luísa Júlia, comentou brevemente sobre o assunto durante um ato em Maceió, afirmando que a situação “é coisa maior que vem de Brasília”.

Nos bastidores, a informação é que o ex-prefeito Júlio Cézar tem buscado o apoio de deputados e senadores para a construção de uma solução de consenso em meio ao conflito de interesses, mas tem encontrado ‘portas fechadas’ quando o tema é esse.

A demarcação de terras após a posse de proprietários rurais não-indígenas por décadas - ou até séculos, segundo agricultores, está dividindo a população palmeirense. A decisão, com base na regra do marco temporal aprovado pelo STF, é decisão transitada em julgado - ou seja, não cabe mais recurso.

No entanto, proprietários rurais que tem a posse, muitos deles com escrituras lavradas em cartório, não aceitam a demarcação por parte das equipes da Funai, e os trabalhos técnicos tem sido constantemente obstruídos, o que está atrasando o levantamento final.

Ademais, agricultores também reclamam da autodeclaração étnico-racial, critério para determinação de origem indígena - e posterior acesso às terras demarcadas - o que tem originado a ‘multiplicação’ de povos indígenas na região, muitos deles de origem estranha às etnias locais.

Sobre o blog

Blog focado em política.

Arquivos