Bastidores

Bastidores

Bastidores

Demarcação de terras acirra a disputa entre vereadores de Palmeira dos Índios

Vereador é acusado de impedir colegas de se manifestarem durante Audiência Pública na ALE-AL

26/11/2025 12h12 - Atualizado em 26/11/2025 12h12
Demarcação de terras acirra a disputa entre vereadores de Palmeira dos Índios

O processo de demarcação de terras indígenas em Palmeira dos Índios segue conturbado para pequenos produtores e para os povos originários da região. Em meio às discussões, o embate pelos holofotes de vereadores tem chamado a atenção.

O vereador Lúcio Medeiros está sendo acusado de boicotar a participação de colegas durante a Audiência Pública na Assembleia Legislativa de Alagoas nessa segunda-feira (24).

Segundo o vereador Salomão Torres, Medeiros impediu que os vereadores Helenildo Neto, Clevinho e Luiz Eduardo falassem para que apenas ele fosse aplaudido. A acusação aconteceu durante sessão na Câmara de Palmeira dos Índios nessa terça-feira (25).

“Eu estava ali para defender o pequeno produtor. E ele, numa articulação mesquinha e pequena, nos impediu de falar”, disse Salomão.

Deputados entraram no jogo


Uma Audiência Pública foi convocada pelo deputado estadual Cabo Bebeto (PL), após relatos de famílias que afirmam estar inseguras com possíveis mudanças nas terras onde vivem e trabalham há décadas.

Segundo o parlamentar, o principal objetivo foi garantir que a população tivesse espaço de fala e que os órgãos responsáveis apresentassem informações oficiais e transparentes.

“O governo não pode resolver o problema de uns causando problema para outros. É preciso reavaliar a situação”, afirmou o deputado.

Ele criticou o fato de o estudo que embasa o processo ter sido elaborado por apenas uma profissional. “É algo muito grave para ficar nas mãos de apenas uma pessoa. O governo federal precisa ampliar esse estudo, envolvendo mais especialistas, para que se tome a melhor decisão possível – ou pelo menos a menos ruim”, enfatizou.

Sobre o blog

Blog focado em política.

Arquivos