HGE registra 447 atendimentos no Carnaval e quase metade foi por acidentes
No mesmo período, o hospital contabilizou 50 internações e 50 altas hospitalares, além da realização de 119 cirurgias
O Hospital Geral do Estado (HGE), em Maceió, registrou 447 atendimentos durante o período de Carnaval. A unidade, que é referência em urgência e emergência em Alagoas, manteve o funcionamento ininterrupto, com assistência 24 horas à população.
Do total de atendimentos, 212 foram decorrentes de acidentes (104 casuais, 98 de trânsito e 10 de trabalho), 205 corresponderam a casos clínicos, 22 envolveram vítimas de agressões (10 corporais, sete por arma branca e cinco por arma de fogo). Também foram atendidas cinco pessoas por queimaduras, duas por tentativas de suicídio e uma que se afogamento.
No mesmo período, o hospital contabilizou 50 internações e 50 altas hospitalares, além de 119 cirurgias e 36 transferências de pacientes para outras unidades da rede. E dos 98 feridos em acidentes de trânsito, 44 foram decorrentes de quedas de motociclistas, 42 vítimas de colisões, oito atropelados e quatro sofreram em capotamentos.
Para o diretor-geral do HGE, Fernando Melro Filho, os números refletem o aumento natural da demanda durante o Carnaval, mas também evidenciam a capacidade de resposta do principal hospital da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau). “O HGE é a principal porta de entrada para casos de média e alta complexidade em Alagoas. Mesmo diante do crescimento no número de ocorrências típicas desse período, conseguimos manter a assistência com agilidade, qualidade e segurança para os pacientes”, destacou o diretor-geral.
O diretor médico Miquéias Damasceno destaca o empenho das equipes multiprofissionais. “Contamos com profissionais capacitados e uma estrutura preparada para atender desde casos clínicos até situações graves, como politraumas e cirurgias de urgência. O funcionamento 24 horas garante suporte contínuo à população, especialmente em períodos de grande movimentação como o Carnaval”, afirmou o médico.
Já a diretora administrativa Sônia Alves reforça a importância do planejamento e da estrutura da unidade. “O HGE dispõe de ampla capacidade técnica e tecnológica, com equipamentos modernos, centro cirúrgico estruturado e suporte diagnóstico que possibilitam a resolutividade dos casos. Somos uma unidade do Sistema Único de Saúde, o SUS, e temos o compromisso de oferecer atendimento humanizado e de qualidade a todos que precisam”, pontuou.
Referência estadual em urgência e emergência, o HGE desempenha papel fundamental na rede pública de saúde, acolhendo pacientes de Maceió e do interior de Alagoas. Como unidade integrante do SUS, ele assegura atendimento gratuito e integral e assistência especializada, 24 horas por dia, a toda a população.
Veja também
Últimas notícias
Matrículas para vagas remanescentes da Educação de Jovens e Adultos se encerram nesta sexta
Funcionários da Ambev morrem após vazamento de gás em unidade do Rio
Sefaz amplia acessibilidade e garante atendimento com intérprete de Libras no Nise Conecta
MPF cobra ajustes na gestão e discute renovação de TAC do Hospital Veredas
Corpo em decomposição é encontrado e pode ser de idoso desaparecido em Maceió
Colisão entre carro e moto deixa mulher ferida em Porto Calvo
Vídeos e noticias mais lidas
Defesa de Vitinho repudia oferta de recompensa e afirma que jovem corre risco de vida
Luciano Barbosa irá assinar ordem de serviço para o início das obras na Avenida Pio XII
Vigia que ‘terceirizou’ próprio posto terá de ressarcir aos cofres públicos R$ 104 mil
Secretário da Fazenda de Maceió cria dificuldades para pagar fornecedores
