Diário do Sertão
Justiça condena prefeito por manter Portal da Transparência desatualizado
E o prefeito do município de Olivença, Josimar Dionísio (MDB), no Sertão alagoano, volta a enfrentar a Justiça, que novamente o condena.
Desta vez, conforme decisão da juíza Mylena Rios Camardella, da 1ª Vara de Santana do Ipanema, julgou procedente os pedidos do Ministério Público Estadual e condenou o gestor de uma das cidades mais pobres do Sertão do Estado.
“Jó”, como é conhecido e está em seu segundo mandato, de forma consciente, não atualizou o Portal da Transparência, afrontando a Lei de Acesso à Informação (LAI), que regulamenta o direito constitucional de qualquer cidadão pessoa no Brasil acessar informações públicas, tornando a transparência a regra e o sigilo uma exceção, obrigando órgãos públicos a divulgarem dados (transparência ativa) e a responderem solicitações (transparência passiva) por meio de Portais da Transparência e SICs (Serviço de Informação ao Cidadão).
Durante as investigações foram flagrados sete Processos Administrativos suspeitos, entre eles a contratação de uma suposta empresa de engenharia contratada pela gestão em 2021, para construir uma escola de educação básica no bairro Clima Bom.
O Ministério Público citou em suas conclusões que oficializou a pessoa do prefeito, a Procuradoria do Município, entre outros órgãos municipais, mas, desrespeitosamente não obteve nenhuma resposta.
A ausência de informações no Portal de Transparência, que segundo o município foram atualizadas durante as investigações, levou a conclusões imprecisas sobre a idoneidade do processo.
Além da condenação do prefeito “Jó”, a Justiça aplicou uma multa diária contra o município no valor de R$ 1 mil Reais.
Arquivos
Últimas notícias
MPAL articula força-tarefa para definir plano de ação diante de suspeitas de gripe aviária
Jovem é preso com drogas após tentar fugir da polícia no bairro Canafístula, em Arapiraca
Justiça determina remoção de foto fake de Flávio Bolsonaro com Vorcaro
Irã ameaça atacar países da Europa que apoiarem EUA e Israel na guerra
Caminhão caçamba atinge rede elétrica e deixa casas sem energia em Arapiraca
