CBF faz mudança, e Copa do Brasil dará duas vagas à Libertadores em 2026
Reunião realizada na sede da entidade definiu alterações para a próxima temporada
A Copa do Brasil dará duas vagas à Libertadores a partir do próximo ano. Para isso acontecer, a CBF irá tirar uma das seis vagas à competição continental que até 2025 eram garantidas via Brasileirão.
Os clubes da Série A foram informados sobre a mudança nesta quinta-feira (11). Os dirigentes estão reunidos na CBF para o Conselho Técnico da Série A de 2026, cuja primeira rodada acontecerá no final de semana de 28 de janeiro.
Apesar do aumento do número de vagas à Libertadores via Copa do Brasil, ainda não há uma definição sobre se ela será direta (já para a fase de grupos) ou indireta (para a fase prévia). A CBF também estuda como será feita a distribuição das vagas caso um ou os dois finalistas da Copa já tenham garantido uma vaga na competição continental via Brasileirão.
A intenção da CBF com a mudança é dar um peso ainda maior à Copa do Brasil, que foi ampliada com a mudança no calendário do futebol brasil. No próximo ano, a competição contará com 126 clubes, ante 92 da edição deste ano.
Até hoje, apenas o campeão da Copa do Brasil garante vaga na Libertadores do ano seguinte, o que tira um pouco do interesse dos clubes principalmente nas fases prévias. O principal atrativo acabava sendo financeiro; o campeão da Copa do Brasil deste ano vai levar R$ 77,1 milhões, fora o montante acumulado nas fases anteriores.
Tradicionalmente marcado para fevereiro ou março do ano de disputa da competição, o Conselho Técnico da Série A foi antecipado para dezembro, portanto ainda na temporada anterior, por causa da mudança do calendário do futebol nacional.
Veja também
Últimas notícias
Lula e Trump se cumprimentam durante evento social no G7
Davi Filho amplia vantagem em Maceió com bases do Pastor João Luiz
Seminfra e BRK Ambiental vistoriam obras de esgotamento sanitário no Litoral Norte de Maceió
Vídeo mostra acidente em que motociclista fugiu após deixar mulher ferida em Arapiraca
Mais de 150 estudantes da Uncisal podem ser afetados por ação que questiona regra de ingresso
[Vídeo] Ataque a tiros deixa homem morto com oito tiros e outro ferido em Arapiraca
Vídeos e noticias mais lidas
Profissionais de saúde são contratados para substituir doentes por covid-19
Prefeitura anuncia inauguração da avenida Senador Benedito de Lira com Raí Saia Rodada
Após demissão de Moro, Bolsonaro fará declaração às 17h
Fernando Barbosa, fundador do tradicional Bar do Caldinho, morre aos 76 anos em Arapiraca
