Chorando e rindo: os emojis mais usados de 2021
No top 10, após o “chorando de rir”, seguem o coração (❤️), outro rosto rindo (🤣), o positivo (👍) we o rosto chorando (😭)

O emoji utilizado com maior frequência neste ano foi o rosto com lágrimas de alegria — “chorando de rir” (😂), que representou 5% do uso de emojis em 2021. Ele já havia sido o campeão em 2019, outro ano em que a pesquisa foi publicada.
No top 10, após o “chorando de rir”, seguem o coração (❤️), outro rosto rindo (🤣), o positivo (👍), o rosto chorando (😭), as mãos em oração (🙏), o beijo com coração (😘), o rosto cercado de corações (🥰 ), os olhos de coração (😍) e o rosto sorridente (😊). O ranking segue até o colocado 1.549.
Os dados foram coletados pela organização Unicode Consortium, responsável por padronizações de textos e emojis.
Segundo a entidade, há mais de 3,6 mil emojis diferentes, e aqueles que estão no top 100 correspondem a 82% do uso total. Considerando esse padrão, houve uma tentativa de entender por que um grupo relativamente pequeno de emojis é usado com tanta frequência.
Uma das observações feitas em relação a esse padrão é que os emojis mais usados são aqueles que representam conceitos que podem ser utilizados em situações variadas, diferentemente dos mais específicos, que possuem apenas um significado literal.
Um exemplo é a categoria de emojis de vestimenta e acessórios. A coroa (👑), que pode ser usada com a conotação de riqueza, honra, orgulho, superioridade ou outros conceitos subjetivos, é o mais usado, diferentemente do emoji de sapatilha (🥿), que tem apenas uma conotação literal. É por isso, talvez, que as categorias mais populares são as de rostos sorridentes e gestos de mãos, enquanto as menos populares são as bandeiras.
Sobre as bandeiras, inclusive, a mais popular é a dos EUA. Mas em segundo lugar vem a do Brasil Veja no ranking abaixo:
Essa explicação também se aplica a outras categorias. Entre os meios de transporte, o mais popular é o foguete (🚀), que pode significar avanço, inovação, progresso ou grandes mudanças. Na categoria de partes do corpo (que não inclui os gestos de mãos), o campeão é o bíceps flexionado (💪), que pode indicar força, superação de dificuldades, vaidade ou exercício físico. Já entre as flores, o buquê (💐) é o emoji mais popular, já que pode remeter à congratulação ou celebração de diversos tipos.
De 2019 para cá, houve poucas mudanças no ranking. Os emojis que subiram mais posições foram o bolo de aniversário (🎂), de 113º para 25º, o balão (🎈), de 139º para 48º) e a “cara suplicante” ou “puppy eyes” (🥺), de 97º para 14º.
Quanto aos relacionados à saúde, houve um aumento na frequência, mas apenas os rostos quente (🥵) e tonto (🥴) conseguiram entrar no top 100. A pandemia, ao que parece, não alterou muito nossa forma de expressão por meio dos emojis.
O gráfico abaixo mostra as variações em relação a 2019. A seta verde, para a esquerda, indica que o emoji subiu no ranking dos mais utilizados; enquanto a vermelha, para a direita, indica que caiu.
Últimas notícias

Após resultado, Neto Bomfim comemora vitória com apoiadores na sede da UVEAL em Maceió

Homem é morto a tiros enquanto atendia cliente em barbearia em São Miguel dos Campos

Helicóptero cai durante buscas por jovem desaparecida em Pernambuco

Alexandre de Moraes autoriza prisão domiciliar para mulher que pichou estátua da Justiça no 8 de janeiro

Performance apresentada no Drag Dinner Alagoas passa de um milhão de visualizações nas redes sociais

Presidente da Imprensa Oficial Graciliano Ramos é eleito diretor regional do Nordeste
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
