Curiosidades

Chorando e rindo: os emojis mais usados de 2021

No top 10, após o “chorando de rir”, seguem o coração (❤️), outro rosto rindo (🤣), o positivo (👍) we o rosto chorando (😭)

Por CNN Brasil 02/12/2021 20h08
Chorando e rindo: os emojis mais usados de 2021
Quanto maior o emoji, mais utilizado ele foi - Foto: Unicode Consortium/Divulgação

O emoji utilizado com maior frequência neste ano foi o rosto com lágrimas de alegria — “chorando de rir” (😂), que representou 5% do uso de emojis em 2021. Ele já havia sido o campeão em 2019, outro ano em que a pesquisa foi publicada.

No top 10, após o “chorando de rir”, seguem o coração (❤️), outro rosto rindo (🤣), o positivo (👍), o rosto chorando (😭), as mãos em oração (🙏), o beijo com coração (😘), o rosto cercado de corações (🥰 ), os olhos de coração (😍) e o rosto sorridente (😊). O ranking segue até o colocado 1.549.

Os dados foram coletados pela organização Unicode Consortium, responsável por padronizações de textos e emojis.

Segundo a entidade, há mais de 3,6 mil emojis diferentes, e aqueles que estão no top 100 correspondem a 82% do uso total. Considerando esse padrão, houve uma tentativa de entender por que um grupo relativamente pequeno de emojis é usado com tanta frequência.

Uma das observações feitas em relação a esse padrão é que os emojis mais usados são aqueles que representam conceitos que podem ser utilizados em situações variadas, diferentemente dos mais específicos, que possuem apenas um significado literal.

Um exemplo é a categoria de emojis de vestimenta e acessórios. A coroa (👑), que pode ser usada com a conotação de riqueza, honra, orgulho, superioridade ou outros conceitos subjetivos, é o mais usado, diferentemente do emoji de sapatilha (🥿), que tem apenas uma conotação literal. É por isso, talvez, que as categorias mais populares são as de rostos sorridentes e gestos de mãos, enquanto as menos populares são as bandeiras.

Sobre as bandeiras, inclusive, a mais popular é a dos EUA. Mas em segundo lugar vem a do Brasil Veja no ranking abaixo:

Essa explicação também se aplica a outras categorias. Entre os meios de transporte, o mais popular é o foguete (🚀), que pode significar avanço, inovação, progresso ou grandes mudanças. Na categoria de partes do corpo (que não inclui os gestos de mãos), o campeão é o bíceps flexionado (💪), que pode indicar força, superação de dificuldades, vaidade ou exercício físico. Já entre as flores, o buquê (💐) é o emoji mais popular, já que pode remeter à congratulação ou celebração de diversos tipos.

De 2019 para cá, houve poucas mudanças no ranking. Os emojis que subiram mais posições foram o bolo de aniversário (🎂), de 113º para 25º, o balão (🎈), de 139º para 48º) e a “cara suplicante” ou “puppy eyes” (🥺), de 97º para 14º.

Quanto aos relacionados à saúde, houve um aumento na frequência, mas apenas os rostos quente (🥵) e tonto (🥴) conseguiram entrar no top 100. A pandemia, ao que parece, não alterou muito nossa forma de expressão por meio dos emojis.

O gráfico abaixo mostra as variações em relação a 2019. A seta verde, para a esquerda, indica que o emoji subiu no ranking dos mais utilizados; enquanto a vermelha, para a direita, indica que caiu.