Brasil tem mais de 100 casos confirmados de Covid-19 causados pela variante Ômicron
Dados são de um levantamento realizado pela CNN Brasil, com informações das secretarias estaduais de Saúde de todo o país

O Brasil registrou mais de 100 casos confirmados de Covid-19 causados pela variante Ômicron do novo coronavírus até a noite de quinta-feira (23). Os dados são de um levantamento realizado pela CNN Brasil, com informações das secretarias estaduais de Saúde de todo o país.
Ao todo, foram reportados 111 casos da variante no país. O estado de São Paulo registrou 25 casos da variante Ômicron. Já o Distrito Federal confirmou 17 infecções pela linhagem. No Rio Grande do Sul foram 26 contaminações pela Ômicron. Minas Gerais registrou 32 casos da cepa. Goiás conta com quatro casos, o Ceará outros três. Rio de Janeiro, Santa Catarina, Espírito Santo e Tocantins contam com uma infecção cada.
Ainda de acordo com o levantamento da CNN, o Brasil investiga 73 casos suspeitos da variante Ômicron no momento. São 16 casos suspeitos em Minas Gerais, um no Paraná e 56 em Santa Catarina. Para determinar a cepa, é necessário concluir o sequenciamento genético das amostras.
Sobre a variante Ômicron
A variante B.1.1.529 do novo coronavírus foi nomeada como Ômicron e classificada como variante de preocupação pela Organização Mundial da Saúde (OMS) no dia 26 de novembro.
A decisão do grupo consultivo técnico da OMS sobre evolução do vírus SARS-CoV-2 teve como base as evidências apresentadas que indicam alterações prejudiciais na epidemiologia da Covid-19 devido à linhagem.
A cepa foi relatada pela primeira vez à OMS pela África do Sul no dia 24 de novembro. A situação epidemiológica no país mostrou três picos distintos de casos de Covid-19, sendo o último predominantemente pela variante Delta.
A OMS orientou que os países devem melhorar a vigilância e os esforços para a realização do sequenciamento genômico do vírus, o que permite compreender melhor as variantes circulantes. Os cientistas devem enviar as sequências completas do genoma e dados associados sobre a variante para um banco de informações disponíveis publicamente, como o GISAID.
Além disso, os casos associados à variante de preocupação devem ser relatados à OMS por meio do mecanismo de Regulamento Sanitário Internacional (RSI). Nos países onde houver capacidade, e em coordenação com a comunidade internacional, devem ser realizadas investigações de campo e avaliações laboratoriais.
Últimas notícias

Empresário morre com suspeita de ter sofrido ataque cardíaco em Maragogi
![[Vídeo] Trabalhadores são evacuados durante incêndio em fábrica no Distrito Industrial](https://img.7segundos.com.br/HVj73R88dyMEv7OO5e3MAVMD_2M=/100x80/smart/s3.7segundos.com.br/uploads/imagens/captura-de-tela-2025-10-10-160909.png)
[Vídeo] Trabalhadores são evacuados durante incêndio em fábrica no Distrito Industrial

Mulher internada em Maceió com suspeita de intoxicação por metanol recebe alta médica

Governador autoriza construção da Estrada do Feijão, que liga Inhapi a Piranhas

Carro e moto colidem na Avenida Expedicionários Brasileiros, em Arapiraca

Jovem de 23 anos investigado por homicídio do padrasto em Ipioca é preso
Vídeos e noticias mais lidas

Homem confessa que matou mulher a facadas em Arapiraca e diz ela passou o dia 'fazendo raiva'

Guilherme Lopes dispara contra Beltrão: 'Penedo não deve nada a você'

Empresário arapiraquense líder de esquema bilionário perseguia juízes e autoridades, diz ex-mulher

Quem era 'Papudo': líder de facção de altíssima periculosidade morto confronto em Arapiraca
