Bilionário deixa Igreja Mórmon e doa R$ 3.4 bilhões a grupo LGBTQ+
Segundo Jeff Green, a igreja está ativamente prejudicando o progresso global em questões dos direitos sociais, além de enriquecer explorando pessoas mais pobres
O bilionário Jeff Green, considerado a pessoa mais rica do Estado de Utah, nos Estados Unidos, anunciou que estava renunciando à Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, mais popularmente conhecida como Igreja Mórmon. Segundo ele, o motivo foi a vasta riqueza e posição sobre causas LGBTQ e questões sociais.
Em carta direcionada ao presidente da Igreja, Russel M. Nelson, relatada pelo jornal local The Salt Lake Tribune, Jeff Green disse acreditar que a Igreja Mórmon está ativamente causando danos ao mundo.
"Eu acredito que a Igreja Mórmon tem impedido o progresso global nos direitos das mulheres, direitos civis e igualdade racial, e direitos LGBTQ +", escreveu.
Green afirma que já não é um mórmon praticante há mais de uma década, mas agora está oficialmente renunciando totalmente ao cargo de membro na igreja, além dele, mais 11 membros da família e um amigo tomaram a mesma decisão.
Apesar das críticas direcionadas a instituição da igreja, ele disse ter “profundo amor por muitos mórmons”, e ressalta: “Embora a maioria dos membros sejam boas pessoas tentando fazer o que é certo, acredito que a igreja está ativamente e atualmente causando danos ao mundo”.
A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias é conhecida por ter posições conservadoras em questões sociais. O casamento entre pessoas do mesmo sexo, por exemplo, é considerado “transgressão grave”, as mulheres não têm permissão para assumir cargos mais elevados e homens negros só foram permitidos no sacerdócio a partir da década de 1970.
Com uma fortuna avaliada em cerca de US$ 5.2 bilhões (mais de R$ 29 bi), segundo a revista Forbes. Jeff Green prometeu no inicio de 2021 que doaria ao menos 90% de todo o valor para causas filantrópicas, segundo disse para a mesma publicação.
No inicio desta semana, Jeff Green informou que estava doando US $ 600 mil, valor aproximado de R$ 3.4 milhões para uma instituição em prol das causas LGBTQ+, Equality Utah. Ele também informou que parte dos fundos iria para um novo programa de bolsas de estudo para ajudar alunos LGBTQ+ no Estado.
Parte do objetivo é ajudar alunos que queiram deixar a Universidade Brigham Young, que recebe financiamento da igreja e não aceita relações entre pessoas do mesmo sexo, podendo negar moradia para casais homoafetivos.
Jeff questionou também o uso da riqueza acumulada pela Igreja, que já acumulou mais de US $ 100 bilhões, segundo ele, valor arrecadado por meio da exploração de membros da instituição. “Esse dinheiro vem de pessoas, geralmente pobres, que acreditam de todo o coração que você representa a vontade de Jesus. Elas dão, esperando as bênçãos do céu", continuou.
“Eu acredito que a Igreja Mórmon tem impedido o progresso global nos direitos das mulheres, direitos civis e igualdade racial, e direitos LGBTQ +”, acrescentou. "Depois de hoje, o único contato que desejo da igreja é uma única carta de confirmação para me informar que não estou mais listado como membro", completou.
Últimas notícias
Durante entrega da duplicação da AL-110 Luciano Barbosa engrandece parceria com Paulo Dantas e Renan Filho
Renan Filho anuncia construção de dois viadutos para desafogar trânsito em Arapiraca
Durante agenda em Arapiraca, governador anuncia reforço histórico na Polícia Civil
Durante solenidade, Renan Filho anuncia início dos testes do VLT de Arapiraca
Renan Filho anuncia construção do Hospital da Mulher em Arapiraca
[Vídeo] EUA: brinquedo para e passageiros ficam presos a 80 m de altura
Vídeos e noticias mais lidas
Profissionais de saúde são contratados para substituir doentes por covid-19
Prefeitura anuncia inauguração da avenida Senador Benedito de Lira com Raí Saia Rodada
Lojas Mix Mateus em Alagoas passarão a operar com a bandeira Novo Atacarejo
Corpo é encontrado em estado de decomposição em Teotônio Vilela
