Mundo

Na ONU, Brasil diz que Conselho de Segurança falha em conduzir cessar-fogo

Embaixador do país na ONU, Ronaldo Costa Filho falou nesta sexta-feira (4) no Conselho de Segurança das Nações Unidas

Por CNN Brasil 04/03/2022 20h08 - Atualizado em 04/03/2022 20h08
Na ONU, Brasil diz que Conselho de Segurança falha em conduzir cessar-fogo
Embaixador do Brasil na ONU, Ronaldo Costa Filho - Foto: Reprodução/ONU

Durante sessão do Conselho de Segurança das Nações Unidas (ONU) nesta sexta-feira (4), o embaixador brasileiro, Ronaldo Costa Filho, expressou preocupação com o conflito militar na Ucrânia, em especial à tomada da usina nuclear de Zaporizhzhia, e disse que o Conselho falha em endereçar a redução das hostilidades e cessar-fogo.

“Ao passo que expressamos muita preocupação com os últimos eventos, não podemos ignorar o papel que o Conselho deve desempenhar, mas que não está desempenhando na situação atual”, afirmou Costa Filho.

“Uma série de reuniões foram realizadas, e parece que não importa quantas reuniões públicas convoquemos, um cessar-fogo e o fim de todas as hostilidades ainda permanecem uma solução evasiva. Isso não é um paradoxo, do contrário, é uma falha do Conselho de agir de forma construtiva em endereçar esse tópico”, complementou.

O embaixador disse ainda que está ocorrendo uma catástrofe humanitária “de proporções épicas”, com a possibilidade de um incidente nuclear “de proporções consideráveis”.

“Este é mais um motivo para a comunidade internacional pedir um cessar-fogo. A redução total das ações militares já deveria ter acontecido. As provisões da lei humanitária e internacional devem ser respeitadas completamente. A segurança de milhões de pessoas está em jogo”, pontuou.

Ainda sobre a tomada da usina de Zaporizhzhia, ele relembrou o artigo 56 da Convenção de Genebra, que “também menciona objetivos militares localizados nas proximidades ou em instalações nucleares”. Assim, pediu que não sejam feitas ações que coloquem os materiais nucleares em risco.

Costa Filho pediu, por fim, que as partes envolvidas promovam o diálogo e um ambiente propício para a democracia: “Esse não é o momento para inflamar ainda mais a retórica, pelo contrário, devemos promover a paz”.