Na ONU, Brasil diz que Conselho de Segurança falha em conduzir cessar-fogo
Embaixador do país na ONU, Ronaldo Costa Filho falou nesta sexta-feira (4) no Conselho de Segurança das Nações Unidas
Durante sessão do Conselho de Segurança das Nações Unidas (ONU) nesta sexta-feira (4), o embaixador brasileiro, Ronaldo Costa Filho, expressou preocupação com o conflito militar na Ucrânia, em especial à tomada da usina nuclear de Zaporizhzhia, e disse que o Conselho falha em endereçar a redução das hostilidades e cessar-fogo.
“Ao passo que expressamos muita preocupação com os últimos eventos, não podemos ignorar o papel que o Conselho deve desempenhar, mas que não está desempenhando na situação atual”, afirmou Costa Filho.
“Uma série de reuniões foram realizadas, e parece que não importa quantas reuniões públicas convoquemos, um cessar-fogo e o fim de todas as hostilidades ainda permanecem uma solução evasiva. Isso não é um paradoxo, do contrário, é uma falha do Conselho de agir de forma construtiva em endereçar esse tópico”, complementou.
O embaixador disse ainda que está ocorrendo uma catástrofe humanitária “de proporções épicas”, com a possibilidade de um incidente nuclear “de proporções consideráveis”.
“Este é mais um motivo para a comunidade internacional pedir um cessar-fogo. A redução total das ações militares já deveria ter acontecido. As provisões da lei humanitária e internacional devem ser respeitadas completamente. A segurança de milhões de pessoas está em jogo”, pontuou.
Ainda sobre a tomada da usina de Zaporizhzhia, ele relembrou o artigo 56 da Convenção de Genebra, que “também menciona objetivos militares localizados nas proximidades ou em instalações nucleares”. Assim, pediu que não sejam feitas ações que coloquem os materiais nucleares em risco.
Costa Filho pediu, por fim, que as partes envolvidas promovam o diálogo e um ambiente propício para a democracia: “Esse não é o momento para inflamar ainda mais a retórica, pelo contrário, devemos promover a paz”.
Últimas notícias
Carro capota após colisão em cruzamento no Conjunto Maceió I, na parte alta da cidade
Homem morre após colisão entre carro e carreta na BR-101, em Novo Lino
Fabrício Faustino reúne mais de 3 mil pessoas em festa inédita do Dia das Mães em Paulo Jacinto
Sem filtro e sem IA: nascer do sol no rio Madeira impressiona pelas cores vibrantes
Idosa se ajoelha para tentar impedir máquina de entrar em fazenda para obra de duplicação da GO-330
Criança de 11 anos é mordida por tubarão em praia de Pernambuco
Vídeos e noticias mais lidas
Jovem é expulso após ser flagrado se masturbando dentro de academia de Arapiraca
Prefeitura anuncia inauguração da avenida Senador Benedito de Lira com Raí Saia Rodada
Após demissão de Moro, Bolsonaro fará declaração às 17h
Mototaxista é assassinado a tiros em São Luís do Quitunde
