Na ONU, Brasil diz que Conselho de Segurança falha em conduzir cessar-fogo
Embaixador do país na ONU, Ronaldo Costa Filho falou nesta sexta-feira (4) no Conselho de Segurança das Nações Unidas
Durante sessão do Conselho de Segurança das Nações Unidas (ONU) nesta sexta-feira (4), o embaixador brasileiro, Ronaldo Costa Filho, expressou preocupação com o conflito militar na Ucrânia, em especial à tomada da usina nuclear de Zaporizhzhia, e disse que o Conselho falha em endereçar a redução das hostilidades e cessar-fogo.
“Ao passo que expressamos muita preocupação com os últimos eventos, não podemos ignorar o papel que o Conselho deve desempenhar, mas que não está desempenhando na situação atual”, afirmou Costa Filho.
“Uma série de reuniões foram realizadas, e parece que não importa quantas reuniões públicas convoquemos, um cessar-fogo e o fim de todas as hostilidades ainda permanecem uma solução evasiva. Isso não é um paradoxo, do contrário, é uma falha do Conselho de agir de forma construtiva em endereçar esse tópico”, complementou.
O embaixador disse ainda que está ocorrendo uma catástrofe humanitária “de proporções épicas”, com a possibilidade de um incidente nuclear “de proporções consideráveis”.
“Este é mais um motivo para a comunidade internacional pedir um cessar-fogo. A redução total das ações militares já deveria ter acontecido. As provisões da lei humanitária e internacional devem ser respeitadas completamente. A segurança de milhões de pessoas está em jogo”, pontuou.
Ainda sobre a tomada da usina de Zaporizhzhia, ele relembrou o artigo 56 da Convenção de Genebra, que “também menciona objetivos militares localizados nas proximidades ou em instalações nucleares”. Assim, pediu que não sejam feitas ações que coloquem os materiais nucleares em risco.
Costa Filho pediu, por fim, que as partes envolvidas promovam o diálogo e um ambiente propício para a democracia: “Esse não é o momento para inflamar ainda mais a retórica, pelo contrário, devemos promover a paz”.
Últimas notícias
[Vídeo] Leonardo Dias é recepcionado por Nikolas Ferreira em caminhada rumo à Brasília
Jovem é preso com submetralhadora e drogas dentro de casa em Rio Largo
Colisão entre carro e van deixa um morto e quatro feridos na zona rural de Atalaia
Homem embriagado é flagrado com faca em bar no centro de Igaci após denúncia anônima
Motoqueiro armado deixa dois homens baleados na parte alta de Maceió
Homem é acusado de ameaçar morador com faca em Feira Grande e caso vai parar na delegacia
Vídeos e noticias mais lidas
Cobranças abusivas de ambulantes em praias de AL geram denúncias e revolta da população
Corpo encontrado no Bosque das Arapiracas apresentava sinais de violência
Após bebedeira, dois homens se desentendem e trocam tiros em Traipu
Luciano Barbosa irá assinar ordem de serviço para o início das obras na Avenida Pio XII
