Zelensky diz que não vai insistir para que a Ucrânia faça parte da Otan
Em entrevista a um canal de televisão americano, presidente ucraniano também considerou estar aberto ao diálogo com Vladimir Putin
Em entrevista ao canal de televisão dos Estados Unidos ABC, o presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, afirmou que não vai insistir para que Ucrânia faça parte da Otan. A possível adesão do país ao bloco ocidental é uma das principais questões que levaram à invasão do território ucraniano pelo exército da Rússia.
“Quanto à Otan, moderei a minha posição sobre essa questão há algum tempo, quando percebi que a Otan não estava pronta para aceitar a Ucrânia”, disse o presidente ucraniano.
Zelensky explicou que não quer ser visto como o presidente de um “país que implora de joelhos” para ingressar na aliança militar do ocidente. De acordo com ele, “a aliança tem medo de tudo o que seja controverso e de um confronto com a Rússia".
Uma das principais causas da guerra no Leste Europeu é a firme oposição da Rússia à possibilidade de a Ucrânia ingressar na Otan e, consequentemente, estreitar laços com os países ocidentais.
O governo russo chegou a pedir garantias ao Ocidente de que a aliança não iria expandir mais para o Oriente — principalmente na Ucrânia. O pedido, no entanto, não foi atendido, o que frustrou o presidente russo, Vladimir Putin.
Diálogo com Putin
Durante a entrevista, Zelensky deu sinais de uma possível abertura a negociações com Moscou, e disse estar disponível para que um “compromisso” seja feito em relação aos territórios separatistas no leste da Ucrânia que foram reconhecidos como independentes por Putin.
Três dias antes de iniciar a invasão ao território ucraniano, a Rússia considerou de forma unilateral as regiões pró-Rússia de Donetsk e Luhansk como repúblicas soberanas e independentes.
Na última segunda-feira (7), o porta-voz do Kremlin, Dmitry Peskov, disse que a Rússia pode interromper sua ação militar caso a Ucrânia cumpra algumas condições. Entre as exigências, estão o reconhecimento da Crimeia como território russo e das repúblicas separatistas de Donetsk e Luhansk como territórios independentes.
Quando foi perguntado sobre as exigências russas, o presidente da Ucrânia afirmou que está aberto ao diálogo. “Estou a falar de garantias de segurança. Penso que quando se trata destes territórios ocupados temporariamente (…), que só foram reconhecidos pela Rússia, (…) podemos discutir e chegar a um compromisso sobre o futuro destes territórios”, explicou Zelensky.
O líder ucraniano classificou a questão como “complexa”, e considerou que o mais importante é saber como as pessoas que moram nesses territórios e querem fazer parte da Ucrânia vão viver.
O presidente ainda criticou a falta de diplomacia de Vladimir Putin. “Esse é outro ultimato e nós rejeitamos ultimatos. O que é necessário é que o Presidente Putin comece a falar, inicie um diálogo, em vez de viver numa bolha”, concluiu Zelensky.
Últimas notícias
Praias de Alagoas estão entre as 15 melhores da América do Sul, aponta Tripadvisor
Saúde lança mapa interativo para consulta de medicamentos na rede pública de Maceió
Palmeira dos Índios inicia nova etapa do Terra Arada e amplia apoio à agricultura familiar
Anvisa proíbe protetores solares e repelentes após falhas de fabricação
Motociclista embriagado bate em caminhão e é levado à Central de Flagrantes
MP identifica irregularidades ambientais e sanitárias no Hospital Chama, em Arapiraca
Vídeos e noticias mais lidas
Publicado edital para o concurso do Detran; veja cargos e salários
Ciclista morre após ser atingida por carro e ser atropelada por caminhão em Arapiraca
Jovem morre após complicações de dengue hemorrágica em Arapiraca
Estudantes se formam na Uninassau Arapiraca e descobrem que curso não é reconhecido
