Mundo

Zelensky diz que não vai insistir para que a Ucrânia faça parte da Otan

Em entrevista a um canal de televisão americano, presidente ucraniano também considerou estar aberto ao diálogo com Vladimir Putin

Por CNN Brasil 09/03/2022 19h07
Zelensky diz que não vai insistir para que a Ucrânia faça parte da Otan
Presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky - Foto: Andy Buchanan - Pool/Getty Images

Em entrevista ao canal de televisão dos Estados Unidos ABC, o presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, afirmou que não vai insistir para que Ucrânia faça parte da Otan. A possível adesão do país ao bloco ocidental é uma das principais questões que levaram à invasão do território ucraniano pelo exército da Rússia.

“Quanto à Otan, moderei a minha posição sobre essa questão há algum tempo, quando percebi que a Otan não estava pronta para aceitar a Ucrânia”, disse o presidente ucraniano.

Zelensky explicou que não quer ser visto como o presidente de um “país que implora de joelhos” para ingressar na aliança militar do ocidente. De acordo com ele, “a aliança tem medo de tudo o que seja controverso e de um confronto com a Rússia".

Uma das principais causas da guerra no Leste Europeu é a firme oposição da Rússia à possibilidade de a Ucrânia ingressar na Otan e, consequentemente, estreitar laços com os países ocidentais.

O governo russo chegou a pedir garantias ao Ocidente de que a aliança não iria expandir mais para o Oriente — principalmente na Ucrânia. O pedido, no entanto, não foi atendido, o que frustrou o presidente russo, Vladimir Putin.

Diálogo com Putin

Durante a entrevista, Zelensky deu sinais de uma possível abertura a negociações com Moscou, e disse estar disponível para que um “compromisso” seja feito em relação aos territórios separatistas no leste da Ucrânia que foram reconhecidos como independentes por Putin.

Três dias antes de iniciar a invasão ao território ucraniano, a Rússia considerou de forma unilateral as regiões pró-Rússia de Donetsk e Luhansk como repúblicas soberanas e independentes.

Na última segunda-feira (7), o porta-voz do Kremlin, Dmitry Peskov, disse que a Rússia pode interromper sua ação militar caso a Ucrânia cumpra algumas condições. Entre as exigências, estão o reconhecimento da Crimeia como território russo e das repúblicas separatistas de Donetsk e Luhansk como territórios independentes.

Quando foi perguntado sobre as exigências russas, o presidente da Ucrânia afirmou que está aberto ao diálogo. “Estou a falar de garantias de segurança. Penso que quando se trata destes territórios ocupados temporariamente (…), que só foram reconhecidos pela Rússia, (…) podemos discutir e chegar a um compromisso sobre o futuro destes territórios”, explicou Zelensky.

O líder ucraniano classificou a questão como “complexa”, e considerou que o mais importante é saber como as pessoas que moram nesses territórios e querem fazer parte da Ucrânia vão viver.

O presidente ainda criticou a falta de diplomacia de Vladimir Putin. “Esse é outro ultimato e nós rejeitamos ultimatos. O que é necessário é que o Presidente Putin comece a falar, inicie um diálogo, em vez de viver numa bolha”, concluiu Zelensky.