Mundo

Família tenta contato com brasileira desaparecida há duas semanas na Ucrânia

Silvana Pilipenko, de 54 anos, mora na cidade portuária de Mariupol, atacada por tropas russas desde o início da invasão

Por 7Segundos com R7 16/03/2022 15h03
Família tenta contato com brasileira desaparecida há duas semanas na Ucrânia
Silvana em vídeo para falar sobre a guerra - Foto: Arquivo pessoal

A família de Silvana Pilipenko, de 54 anos, está há duas semanas sem conseguir fazer contato com a brasileira, que mora em Mariupol, cidade portuária duramente atacada por tropas russas desde o início da guerra na Ucrânia.

A sobrinha de Silvana, Maria Beatriz Vicente, conta que a tia estava enviando mensagens e atualizações para a família constantemente, mas parou de fazer contatos no último dia 2.

Silvana contava para a família que estava bem, apesar de sofrer com o corte de fornecimento de serviços básicos, como gás, eletricidade e internet. A brasileira disse aos familiares que contava muitas vezes apenas com o serviço de internet do celular para se comunicar.

A brasileira mora em Mariupol com o marido ucraniano, que conheceu 27 anos atrás no porto de Santos. Apesar de nenhum dos dois saber falar a língua do outro. Silvana e o esposo se casaram apenas dois meses após o primeiro encontro.

Desde então, a paraibana vive na Ucrânia, ao lado do marido, e outros momentos no Brasil, junto com parte de sua família.