Saúde

31% dos brasileiros acreditam que a dengue 'deixou de existir' na pandemia

Falta de campanhas focadas na doença, segundo especialistas, fazem com que a população esqueça da doença e relaxe os cuidados com a prevenção

Por 7Segundos com 7Segundos 16/03/2022 16h04
31% dos brasileiros acreditam que a dengue 'deixou de existir' na pandemia
Falta de campanhas focadas na doença, segundo especialistas, fazem com que a população esqueça da doença e relaxe os cuidados com a prevenção, ainda mais agora com a COVID-19. - Foto: Reprodução

Em meio a pandemia da covid-19, com o foco total na prevenção do novo coronavírus, um terço dos brasileiros, 31%, consideram que a dengue "deixou de existir" no país durante esse período pandêmico. Os dados são de uma pesquisa do Ipec (Inteligência em Pesquisa e Consultoria) em parceria com a Takeda sobre o panorama da doença no Brasil. Ao todo, 2 mil pessoas foram entrevistadas em outubro do ano passado, por telefone, e falaram das próprias percepções sobre a dengue.

A percepção contrasta com os dados do Ministério da Saúde, que apontam um aumento de 43,5% nos casos prováveis de dengue registrados nas seis primeiras semanas deste ano comparado com o mesmo período do ano passado.

A maioria dos brasileiros, 70%, conhece alguém que já teve dengue, enquanto 30% declararam já ter tido a doença. Para o presidente da Sociedade Brasileira de Infectologia (SBI), Alberto Chebabo, os números refletem a situação da doença no país.