Justiça

Advogados alagoanos escolhem candidatos para ocupar vaga de desembargador no Tribunal de Justiça nesta sexta (8)

Em Palmeira, votação ocorre na sede da OAB localizada no centro da cidade

Por 7segundos 08/07/2022 16h04 - Atualizado em 08/07/2022 16h04
Advogados alagoanos escolhem candidatos para ocupar vaga de desembargador no Tribunal de Justiça nesta sexta (8)
Advogados durante a votação realizada nesta sexta-feira (8) - Foto: 7segundos

A Ordem dos Advogados do Brasil em Alagoas (OAB/AL) realiza, nesta sexta-feira, 8,eleições para o Quinto Constitucional do Tribunal de Justiça de Alagoas (TJ/AL). A votação acontece em Maceió e nas subseções do interior do estado, no período de 8h às 17h. Em Palmeira dos Índios, a votação está sendo realizada na sede da OAB na cidade, localizada no centro da cidade. Eles vão escolher, dentre 22 colegas de profissão, seis candidatos que poderão ocupar a vaga de desembargador no Poder Judiciário.

Estão aptos a votar nesta eleição os advogados e advogadas que estavam inscritos e adimplentes com a Ordem até o dia 13 de abril de 2022. Cada votante poderá escolher até seis nomes entre os 22 inscritos no processo eleitoral. Os seis candidatos mais votados vão integrar a relação oficial que será encaminhada para análise e votação do TJ/AL.

A eleição dos candidatos será feita por escolha direta pelos advogados inscritos na OAB/AL, com direito a voto e adimplentes até o dia 13 de abril de 2022. Cada profissional poderá votar em até seis candidatos. Estarão classificados para integrar a lista sêxtupla os seis mais votados.

Encerrada a votação e proclamado o resultado, a OAB/AL remeterá ao Tribunal de Justiça de Alagoas, em até cinco dias úteis, a relação dos mais votados, acompanhada dos currículos de cada um deles. Caberá ao Pleno da Corte indicar três nomes que serão enviados ao governador de Alagoas, para escolha do novo desembargador ou desembargadora do estado. O escolhido vai compor a 4ª Câmara Cível do Tribunal, que foi instituída recentemente.

Para o Presidente da Subsecção da OAB em Palmeira dos Índios, Marcus Ribeiro, é uma eleição onde a advocacia vai referendar o nome que melhor lhe representa, que vai estar no tribunal com os olhos da advocacia votando conforme entendimento dos advogados que tem o dia a dia com a sociedade e as causas. É necessário que tenha dentro do tribunal de justiça dentro dos 18 desembargadores um que represente a advocacia. Esta eleição acontece sempre que um desembargador se aposenta como é o caso agora," disse ele.