Programa Cria beneficia mais de 3.400 famílias em Palmeira dos Índios
O Cria é uma política pública que abrange ações nas áreas da saúde, educação e assistência social para promover o desenvolvimento integral de gestantes e de crianças
A Secretaria Municipal de Assistência, Inclusão e Desenvolvimento Social (SEMAIDS) de Palmeira dos Índios atingiu, neste mês de novembro, uma importante marca: mais de 3.400 famílias do município são atualmente beneficiadas pelo programa Criança Alagoana (Cria), do governo do Estado. O número corresponde a 86% da meta proposta para o alcance desta política pública em Palmeira dos Índios, que é de 3.965 famílias contempladas.
O Cria é uma política pública intersetorial que abrange ações nas áreas da saúde, educação e assistência social para promover o desenvolvimento integral de gestantes e de crianças na primeira infância (0 a 6 anos de idade) em situação de pobreza e extrema pobreza. Um de seus principais pilares é o sistema de transferência de renda, que garante apoio financeiro temporário para crianças e gestantes em situação de pobreza ou extrema pobreza no valor mensal de 150 reais.
Embora o programa tenha sido criado pelo governo estadual, a parceria com os municípios é importante para a execução do Cria. “Em Palmeira dos Índios, o Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) é o equipamento responsável pelo cadastro dos beneficiários no sistema, o acompanhamento do cumprimento das condicionantes pelas famílias e a entrega dos Cartões do Cria. Também realizamos orientações quanto as datas de pagamento e, neste novembro, durante a Semana do Bebê, faremos a entrega de enxovais que recebemos do programa para gestantes no último mês de gravidez”, explica Ione Araújo, coordenadora do Cria no município.
Para participar do programa, as famílias que fazem parte do público-alvo necessitam estar inscritas no Cadastro Único e ter renda per capita mensal de até 210 reais mensais. As gestantes precisam apresentar diversos documentos, como a caderneta da gestante, Cartão SUS, RG, CPF, Comprovante de Residência e NIS. Nas famílias com crianças, são solicitadas as seguintes informações: Certidão de Nascimento, Cartão SUS da Criança, NIS da Criança, Comprovante de Residência, NIS, RG e CPF do responsável familiar.
Os cadastros devem ser efetuados no CRAS, que funciona de segunda a sexta-feira, das 8 às 16h. Excepcionalmente na última segunda-feira do mês, a inscrição no Cria pode ser feita também na sede do Cadastro Único (ao lado do Hotel São Bernardo), a partir das 14h.
Últimas notícias
Moraes autoriza que familiares visitem Bolsonaro e aliados na prisão
Anvisa manda recolher lava-roupas líquido da Ypê por contaminação
Alfredo Gaspar aponta lavagem bilionária envolvendo aposentados e pensionistas: “É a festa do crime”
Cabo Bebeto denuncia recorrentes atrasos da Sesau e aponta falha de gestão
Ivete Sangalo anuncia fim do casamento com Daniel Cady após 16 anos
Juiz é baleado e socorrido após ataque em Ouricuri no Sertão de Pernambuco
Vídeos e noticias mais lidas
“Mungunzá do Pinto” abre os eventos do terceiro fim de semana de prévias do Bloco Pinto da Madrugada
Família de Nádia Tamyres contesta versão da médica e diz que crime foi premeditado
Motociclista perde controle e cai na AL 220, em Limoeiro de Anadia
Promotorias querem revogação da nomeação de cunhada do prefeito de União
