Prefeitura e Iphan fazem vistoria em obra da Casa Museu Graciliano Ramos

A Prefeitura de Palmeira dos Índios e o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) realizaram nesta segunda-feira (25) uma vistoria técnica na finalização das obras da Casa Museu Graciliano Ramos. A Casa passa por ajustes finais e reabrirá as portas para o público, em breve, após um período de entraves, protocolos e burocracias, que precisaram ser seguidos para que os serviços tivessem andamento. Os recursos para a revitalização do Museu são do Instituto e contrapartida da prefeitura.
A Casa Museu, inaugurada no dia 5 de outubro de 1973, foi tombada pelo patrimônio histórico do Brasil, que elevou o imóvel a monumento nacional. Foi lá que Graciliano Ramos passou uma parte da vida e começou a escrever livros. O primeiro deles foi Caetés.
De acordo com o secretário municipal de Cultura, os últimos detalhes estão sendo finalizados para a conclusão da obra. “A obra está sendo fiscalizada por Joelma Farias e ela nos orientou o que devemos fazer quanto à proteção da Casa, para evitar a entrada de água no período de fortes chuvas. Ela está muito feliz com a obra e vamos precisar, ainda, comprar alguns materiais pela prefeitura, como vidros, madeira e eletrônicos. O contrato, para isso, já assinado pelo prefeito Júlio Cezar e tudo será efetivado ainda está semana”, explicou Cássio Júnio.
Segundo o prefeito Júlio Cezar, falta pouco para a Casa Museu ser reinaugurada. “Muitas etapas precisaram ser cumpridas, como os projetos museográfico e arquitetônico, as adaptações, retoques e correções, e todo o trabalho é muito minucioso. Cada detalhe é importante e feito com bastante cuidado. Muitos obstáculos foram destravados e cada etapa foi seguida rigorosamente. Em breve, estaremos entregando uma nova Casa Museu para o público, mais moderna, bonita e do jeito que Palmeira merece. Agradeço ao Iphan pela parceria e às equipes da prefeitura que se doam neste trabalho”, disse o prefeito Júlio.
Últimas notícias

Vereador aciona Procon por falta de abastecimento de água em comunidade de Jequiá da Praia

“Estamos oficialmente em uma ditadura”, diz Flávio Bolsonaro sobre prisão domiciliar

Alfredo Gaspar repudia “ditadura da toga” após decisão de Moraes sobre prisão domiciliar de Bolsonaro

Ministério Público de AL lança campanha Agosto Lilás

"A Justiça é cega, mas não é tola", diz Moraes ao decretar prisão domiciliar de Bolsonaro

Conheça os novos donos da casa da boneca Annabelle, nos Estados Unidos
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
