Prefeitura e Iphan fazem vistoria em obra da Casa Museu Graciliano Ramos
A Prefeitura de Palmeira dos Índios e o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) realizaram nesta segunda-feira (25) uma vistoria técnica na finalização das obras da Casa Museu Graciliano Ramos. A Casa passa por ajustes finais e reabrirá as portas para o público, em breve, após um período de entraves, protocolos e burocracias, que precisaram ser seguidos para que os serviços tivessem andamento. Os recursos para a revitalização do Museu são do Instituto e contrapartida da prefeitura.
A Casa Museu, inaugurada no dia 5 de outubro de 1973, foi tombada pelo patrimônio histórico do Brasil, que elevou o imóvel a monumento nacional. Foi lá que Graciliano Ramos passou uma parte da vida e começou a escrever livros. O primeiro deles foi Caetés.
De acordo com o secretário municipal de Cultura, os últimos detalhes estão sendo finalizados para a conclusão da obra. “A obra está sendo fiscalizada por Joelma Farias e ela nos orientou o que devemos fazer quanto à proteção da Casa, para evitar a entrada de água no período de fortes chuvas. Ela está muito feliz com a obra e vamos precisar, ainda, comprar alguns materiais pela prefeitura, como vidros, madeira e eletrônicos. O contrato, para isso, já assinado pelo prefeito Júlio Cezar e tudo será efetivado ainda está semana”, explicou Cássio Júnio.
Segundo o prefeito Júlio Cezar, falta pouco para a Casa Museu ser reinaugurada. “Muitas etapas precisaram ser cumpridas, como os projetos museográfico e arquitetônico, as adaptações, retoques e correções, e todo o trabalho é muito minucioso. Cada detalhe é importante e feito com bastante cuidado. Muitos obstáculos foram destravados e cada etapa foi seguida rigorosamente. Em breve, estaremos entregando uma nova Casa Museu para o público, mais moderna, bonita e do jeito que Palmeira merece. Agradeço ao Iphan pela parceria e às equipes da prefeitura que se doam neste trabalho”, disse o prefeito Júlio.