Museu Xucurus recebe alunos da rede municipal em comemoração a 21° Semana Nacional dos Museus
Os alunos também puderam visualizar objetos que retratam diferentes momentos históricos do município
Cerca de 200 alunos do 5º ao 9º ano do Ensino Fundamental, das escolas da rede municipal, participaram nesta terça-feira (16) de uma visita guiada ao patrimônio histórico no museu Xucurus. A ação foi uma parceria das secretarias municipais de Educação e de Cultura e teve como objetivo contar um pouco da história do município, desde a fundação até os dias atuais. Os alunos também puderam visualizar objetos que retratam diferentes momentos históricos do município.
A Semana Nacional de Museus: sustentabilidade e bem-estar, acontece anualmente em comemoração ao dia Internacional de Museus, 18 de maio, quando diferentes instituições se mobilizam para desenvolverem uma programação especial em prol dessa data. Em Palmeira dos Índios, a programação segue até quarta-feira (17), no Museu Xucurus, com oficina de prevenção e conservação de acervo bibliográfico, inscrições via e-mail: [email protected]
O Museu Xucurus passou por obras de manutenção e está instalado no antigo prédio da Igreja de Nossa Senhora do Rosário, fundada entre 1805 e 1879 pela Irmandade de Nossa Senhora do Rosário dos Homens Pretos, associação religiosa de auxílio mútuo na qual, desde o período colonial, os membros a duras penas, se organizavam para comprar a alforria de escravizados.
Durante o episcopado de Dom Otávio Barbosa Aguiar e a administração do prefeito Minervo Fernandes Pimentel, a capela foi desativada canonicamente para fins religiosos e cedida para sediar o Museu, fundado em 1971 por Luiz B. Torres, Tenente Sinhô, além do primeiro bispo da Diocese de Palmeira dos Índios.
A visita ao museu foi acompanhada pelos técnicos da Semede e professores de cada escola. A mediadora pedagógica do Museu Mara Santos recebeu os alunos e explicou cada peça e a importância de se manter viva a história do município.
Para a secretária de Educação Renilda Pereira, a ação permite aos estudantes novas experiências de aprendizagem. “É importante que os estudantes experimentem todas as possibilidades de aprendizado que a cultura e a história de nossa cidade possam oferecer. Palmeira tem muita história e um acervo muito rico que retratam a nossa história, costumes e cultura”, explicou Renilda Pereira.
Últimas notícias
Mulher cai em barranco na Santa Amélia e é resgatada por bombeiros
Polícia Militar apreende duas armas de fogo, droga e dinheiro em ações na capital e interior
Bell Marques interrompe show em Palmeira dos Índios para comprar produtos de ambulante idosa
Governo de Alagoas entrega 2ª Creche Cria e Sala Google em Batalha nesta segunda
Guarda municipal de Delmiro Gouveia morre em acidente grave na BR-104
Tutoras pedem ajuda para encontrar cachorro desaparecido em Maribondo
Vídeos e noticias mais lidas
Prefeito de Major Izidoro é acusado de entrar em fazenda e matar gado de primo do governador
Promotorias querem revogação da nomeação de cunhada do prefeito de União
Policial Militar é preso após invadir motel e executar enfermeiro em Arapiraca
Alagoas registrou aumento no número de homicídios, aponta Governo Federal
