134 anos: Prefeitura de Palmeira homenageará Graciliano Ramos, Jacinto Silva e Carlos Moura
A homenagem faz parte dos 134 anos de Emancipação da cidade
A Prefeitura de Palmeira dos Índios homenageará três alagoanos ilustres e muito importantes para o município: o escritor Graciliano Ramos e os músicos Jacinto Silva e Carlos Moura. A homenagem faz parte dos 134 anos de Emancipação da cidade, que contará com lançamentos e inaugurações de importantes obras, desfile comemorativo no dia 20 de Agosto, Festival de Inverno, entre outros eventos e ações.
O prefeito Júlio Cezar destacou a homenagem aos ilustres expoentes da música e literatura alagoanas. “São três gigantes na artes literária e na música. Eles foram e são muito importantes para Palmeira dos Índios e reconhecidos mundialmente. Nós estamos trabalhando para fazer um grande desfile, no Dia 20 de Agosto, com a Educação, e o FIPI, com a Cultura, além das inaugurações de obras e lançamentos de tantas outras. Vai ser um grande evento e estamos preparando tudo com muito capricho para todos vocês. Aproveitamos para convidar palmeirenses, alagoanos e visitantes para participar deste momento importante na nossa cidade”, disse o prefeito Júlio.
Sobre os homenageados:
Graciliano Ramos de Oliveira nasceu em Quebrangulo, interior de Alagoas, no dia 27 de outubro de 1892 e faleceu no Rio de Janeiro, em 20 de março de 1953. Ele foi um romancista, cronista, contista, jornalista, político e memorialista brasileiro, considerado um dos maiores nomes da literatura brasileira. Foi prefeito de Palmeira dos Índios em 1927 e é mais conhecido por sua obra Vidas Secas, lançada em 1938.
Sebastião Jacinto da Silva, mais conhecido pelo nome artístico Jacinto Silva, nasceu em Palmeira dos Índios no dia 23 de agosto de 1933 e faleceu em Caruaru, em 19 de fevereiro de 2001. Ele foi um cantor e compositor brasileiro, mestre de coco sincopado de roda. Ao longo da carreira, gravou 24 LPs e dois CDs e foi o último “discípulo” de Jackson do Pandeiro.
Carlos Moura também nasceu em Palmeira dos Índios, no dia 15 de abril de 1950, e faleceu em Salvador em 6 de junho deste ano. Ele foi um cantor e compositor da Música Popular Brasileira (MPB), conhecido pelos clássicos “Cometa Mambembe” e “Minha Sereia”, uma homenagem à cidade de Maceió.